Em uma sociedade em que as mulheres são maioria, contudo o que vemos são poucas ocupando cargos políticos, o município de Canoinhas, no Planalto Norte catarinense se destaca nesse cenário.
Além de ter colocado quatro mulheres para ocupar uma cadeira no Legislativo, nas eleições de 2020, o povo canoinhense também elegeu, nas Eleições Suplementares em outubro passado, Juliana Maciel Hoppe como Prefeita Municipal.
Com caminhadas que fortaleceram suas propostas de governo e defendendo o projeto “Coragem para mudar de verdade”, a campanha de Juliana Maciel e Marcos Homer ganhou as ruas e o coração dos canoinhenses, que lhes renderam 38,37% dos votos válidos.
Além de ser a primeira vez na história de Canoinhas que o executivo está sendo comandado por uma mulher, Juliana, de 29 anos, também é a prefeita eleita mais jovem do Estado.
A Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) conversou com a prefeita sobre os desafios de ser mulher na política e sobre a sua trajetória na vida pública.
“O meu desafio é maior, porque se eu fosse um homem, seria mais fácil de justificar um equívoco ou uma decisão. Mas eu sou uma mulher, então, além de tomar boas decisões, de ter a melhor postura enquanto gestora, eu estou à prova por ser mulher”, afirma.
Juliana Maciel Hoppe
Assista a entrevista na íntegra, no vídeo abaixo: