Alunos da professora Larissa Del Gobo Kruger Baluta e da monitora Adriane Jurek Biluk Lukachinski, DA turma do pré do Grupo Escolar Municipal Ney Pacheco de Miranda Lima, desenvolveram um projeto para resgatar “os segredinhos da culinária” passada de geração em geração no município.
A atividade deu tão certo que foi premiada nacionalmente pelo Ministério da Educação na 4ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN).
O objetivo da jornada é incentivar o debate e a prática de ações de educação alimentar no ambiente escolar, dando visibilidade para ações desenvolvidas nas escolas públicas de educação infantil e do ensino fundamental, promovendo uma alimentação adequada e saudável para prevenir a obesidade em crianças e adolescentes.
O projeto vai receber a premiação em Brasília, no mês de maio, durante o II Congresso Internacional de Alimentação Escolar – Construindo Caminhos para a Educação Alimentar e Nutricional. Durante o evento, um livro com todos os relatos destaques da jornada será lançado. O projeto canoinhense vai integrar o material.
Jornada em Canoinhas
A jornada teve quatro fases. O projeto desenvolvido no Grupo Escolar Ney Pacheco de Miranda Lima foi destaque na quarta etapa e contou com o apoio do técnico de informática Osvaldo João de Aguiar Junior e da diretora Cristiane Mattesen Weinfurter.
✅ Clique e receba notícias do Canoinhas Online em seu WhatsApp: Entrar no grupo
Outras escolas também desenvolveram atividades com os alunos durante o ano letivo de 2022: Dr. Aroldo Carneiro de Carvalho, Guilhermina Maria Veiga Ferreira, e os CEIs Fernando Pessoa, Landi A. Neppel, Carlos Drummond de Andrade e Pedro Ivo Oleskovicz.
Em Canoinhas, a participação na jornada nacional é motivada pela equipe de nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação.