Os Institutos Federais (IFs) de todo o país promoveram, na manhã desta sexta-feira (28), um abraço pela paz simultâneo. O ato simbólico marcou o Dia Mundial da Educação, celebrado em 28 de abril, e contou com a participação de estudantes, professores e demais servidores dos institutos federais e da comunidade em geral.
No IFSC Câmpus Canoinhas, um abraço coletivo reuniu estudantes e servidores. “Foi um importante momento de pararmos e refletirmos o espaço da escola enquanto lugar de respeito à diversidade e multiplicador da cultura da paz”, destaca o diretor-geral do Câmpus Canoinhas, Joel José de Souza.
A programação também teve música, com a participação do servidor Francis Saibel e da estudante de Música da Udesc, Bia Barros – filha da professora de artes, Micheline de Barros.
“A segurança dos espaços não se dá só com estrutura. Se dá com respeito, empatia, respeito às diversidades e inclusão. O espaço da escola é onde se deve trabalhar por estes elementos, que parecem um pouco clichê, mas que fazem falta na sociedade”, complementa professor Joel.
A iniciativa foi organizada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que engloba 41 instituições com mais de 600 campi, em todo o país. O objetivo é promover a cultura de paz nas instituições de ensino e na sociedade.