Avião com três tripulantes desaparece em área de serra no Paraná
O Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar no Paraná (BPMOA) informou na tarde desta segunda-feira (3) que uma aeronave de pequeno porte decolou de Umuarama, no noroeste do estado, e sumiu do radar e, na altura da Serra do Mar – área de Mata Atlântica no estado. Dois assessores do governador Ratinho Jr (PSD) estavam no avião.
São eles Heitor Guilherme Genowei Júnior, Felipe Furquim, além do piloto, Jonas Borges Julião. Os dois passageiros são servidores estaduais, como confirmou o Governo do Estado em nota oficial.
Com o prefixo PT-JZC, o monomotor Piper Arrow, modelo PA-28R-200, tinha como destino a cidade de Paranaguá, no litoral do estado. Os servidores tinham uma reunião de trabalho na cidade para qual embarcaram.
O avião decolou na manhã desta segunda-feira (03) de Umuarama por volta das 7 horas. Seu último contato aconteceu com o aeroporto de Ponta Grossa, por volta das 10 horas. O BPMOA disse que no percurso a aeronave não acionou o ELT (sinal de localização de emergência).
As buscas foram iniciadas a partir das 14 horas, após o Cindacta confirmar que a aeronave estava desaparecida na região da Serra do Mar, no litoral paranaense.
Conforme nota divulgada pelo governo estadual, assim que o Estado soube que o avião saiu da rota e não chegou ao seu destino, os helicópteros Falcão 12, do Corpo de Bombeiros, e Resgate 04, da Casa Militar, iniciaram as buscas, mas nada foi localizado.
O tempo mais limpo no início da tarde permitiu a abrangência das buscas durante o dia. Mas, com o fim da tarde chegando, o tempo fechou e a neblina dificultou a busca visual.
Mesmo assim, as buscas devem continuar à noite, porém com o avião SC-105 Amazonas, do Segundo Esquadrão da Força Aérea Brasileira, especializado em buscas. Segundo a FAB, a aeronave decolou de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, por volta das 16h30, com destino a serra paranaense para atuar nas buscas.