Reunião com secretário discute ligação de ferrovia entre Três Barras e Mafra
Nesta semana, o deputado Camilo Martins (Podemos) levou a prefeita interina de Três Barras, Ana Claudia Quege, à uma reunião com o secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, para tratar da renovação da concessão do aeroporto de Três Barras.
O governo do estado já está realizando as obras de cercamento do aeroporto para aumentar a segurança das operações aéreas no local. O que os membros do executivo e legislativo estão pleiteando é a isenção de ICMS para as companhias aéreas que pousarem com voos comerciais.
O Aeroporto de Três Barras opera voos da aviação geral sob condições visual diurna e atende os municípios de Canoinhas, Bela Vista do Toldo, Major Vieira, Monte Castelo, Irineópolis e Papanduva. A gestão da estrutura é feita pela prefeitura, por meio de convênio de subdelegação firmado com o governo do Estado.
Outra solicitação é a questão da ferrovia da cidade. A ideia é a ligação com a cidade de Mafra. A estação de Três Barras foi inaugurada em 1913 (oficialmente em 1916) e era o ponto de saída dos ramais da Lumber, a maior serraria da América Latina na época, pertencente à Brazil Railways, que administrava as linhas na época.
O trecho em que está hoje a estação esteve abandonado durante anos, foi recuperado em 2004 pela concessionária ALL – para logo depois ser abandonado novamente.
De acordo com os vereadores de Três Barras, o secretário Beto Martins se mostrou favorável às solicitações, está analisando e encaminhará o pedido para que sejam realizados os estudos de viabilidade.
Além do deputado e da prefeita, participaram do encontro os vereadores Ernani Junior, Abrahão Mussi, João Canani Junior, Josecleia Gazaniga, Zé Maciel e o secretário de Desenvolvimento Econômico e turismo, Rafael Mussi.