festival

Três mortos e oito feridos na BR-470: “Van estava na contramão”, diz caminhoneiro

Avatar photo
O caminhoneiro que sobreviveu ao acidente disse que a van envolvida trafegava “tranquilamente” pela contramão. O motorista da van perdeu a vida.

Um grave acidente entre uma van Renault Master e um caminhão deixou três vítimas fatais e oito feridos no começo da manhã desta sexta-feira (4) na BR-470, em Gaspar, no Vale do Itajaí. A informação é do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

Foto: Mesoregional/Reprodução

Os feridos são trabalhadores de uma empreiteira da região e seguiam de van para Balneário Piçarras. Diversas ferramentas foram encontradas dentro do veículo destruído pelo impacto. Já o caminhão tinha como destino Rio do Sul e levava carga de 32 toneladas de matéria prima para produção de ração, conforme informações dos bombeiros.

O caminhoneiro que sobreviveu ao acidente relatou que a van envolvida trafegava “tranquilamente” pela contramão, como se estivesse em uma pista dupla. O motorista da van perdeu a vida.

Acidente na BR-470, em Gaspar, no Vale do Itajaí, nesta manhã de sexta-feira — Foto: Reprodução/Canoinhas Online

“Ele veio ‘podando’ os outros veículos tranquilamente, pela esquerda. Acredito que achou que eram duas faixas porque estava muito ‘de boa'”, disse o motorista Anderson dos Santos, que não se feriu.

Anderson saiu de Mato Grosso, com a carreta carregada de grãos, com destino a Rio do Sul, na mesma região do acidente. Ao passar por Gaspar, conta que teve o trajeto interrompido pela van.

Segundo o motorista, há problemas de sinalização do trecho, que está em obras de duplicação. Os veículos bateram de frente. Ele diz que não conseguiu desviar porque as pistas da esquerda, em obras, são mais elevadas.

Em nota, o Departamento de Trânsito e Transportes (DNIT), responsável pelas obras de duplicação da BR-470, sustentou que sinaliza os trechos com “uso de cones, cavaletes, placas, e demais dispositivos”.

“Além disso, o departamento tem informado a comunidade com antecedência sobre desvios, liberações, restrições de tráfego e demais informações pertinentes para o usuário. A autarquia ressalta que, além dessas ações, estuda novas medidas para melhorar a trafegabilidade, a fluidez e a segurança na rodovia”, defendeu o órgão​.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Cientifica foram até o local fazer uma perícia do cenário. As vítimas foram identificadas como sendo da mesma família.