telemedicina

Canoinhas registra o maior acumulado de chuva em 6h no Estado

Avatar photo
Na quinta-feira (5), o tempo segue instável. As chuvas devem ocorrer com fraca/moderada intensidade.

A tarde desta quarta-feira (04) contou com a atuação de uma frente fria que ocasionou chuva intensa desde a madrugada pelo estado. 

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, os maiores acumulados de chuva no estado, em 6 horas, foram registrados em Canoinhas (43,6mm), em Rio negrinho (40,8mm) e em Três Barras (39,4mm). Já em 24 horas, Canoinhas acumulou 157 mm, superando a média para todo o mês de outubro.

Nas próximas horas, a tendência é de que o tempo siga instável principalmente nas áreas ao norte do estado, perdendo intensidade ao longo do período, conforme o sistema se afasta de SC. O risco é baixo para ocorrências relacionadas às chuvas.

Alerta para inundação

Os grandes volumes de chuva registrados causaram a ocorrência de alagamentos e enxurradas em diversos municípios catarinenses, e causaram elevação nos níveis dos rios nas bacias hidrográficas do Rios Itajaí, Negro, Itapocu e Jacutinga. 

Na manhã desta quarta-feira (04), as barragens de contenção de cheias foram operadas, tendo suas comportas fechadas. Na região do Vale do Itajaí os rios atingiram níveis de emergência, causando inundações em municípios como Rio do Sul e Taió.

Os rios nesses municípios devem entrar em estabilidade ao longo das próximas horas, já pela influência da operação dos reservatórios e diminuição dos volumes de precipitação. Ainda no médio Vale, os níveis dos rios nos municípios de Brusque, Blumenau, Gaspar e Ilhota devem seguir em elevação nas próximas horas, já atingindo níveis de alerta para inundação. 

Nas Bacias dos Rios Negro e Itapocu, as estações de monitoramento nos municípios de Rio Negrinho, Jaraguá e Schroeder, ainda apresentam elevação em, e devem entrar em estabilidade ao longo das próximas horas nestes municípios.

Nas próximas horas é possível que novas cidades possam atingir os limites de Atenção e Alerta para movimentação de massa principalmente na região do Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte devendo haver o monitoramento pontual de áreas de menor estabilidade. O risco segue moderado a alto para ocorrências relacionadas a deslizamentos.

A quinta-feira (5), continua instável. De forma geral, as chuvas devem ocorrer com fraca/moderada intensidade, mas podendo ser intensa em alguns momentos, de forma pontual.

Notícia Anterior

POLÍCIA
Caminhoneiro é encontrado com mãos amarradas às margens da BR-282

Próxima Notícia

ESPORTE
Ginástica Artística: Brasil é prata na disputa de equipes femininas