refis

Cidades de Santa Catarina se preparam para enchentes

Avatar photo
Pelo menos 13 cidades contam com abrigos para receber famílias.

LEIA TAMBÉM

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu mais uma aviso meteorológico alertando sobre a previsão de temporais e chuva volumosa. O período entre esta sexta-feira (6) e domingo (8), será marcado por risco para enxurradas, inundações, alagamentos e deslizamentos. ‘Será um desastre”, diz Ronaldo Coutinho do Climaterra.

Vinte e oito municípios já decretaram situação de emergência por conta dos temporais da última quarta-feira. 71 municípios foram atingidos, uma pessoa morreu e houve feridos.

Em Itajaí, uma portaria autorizou a saída temporária (por 7 dias) de 253 detentos de do regime semiaberto da Penitenciária local. Já em Tubarão, toda a penitenciária foi evacuada, e 800 presos foram transferidos por risco de alagamento no complexo penal.

Para evitar maiores prejuízos causados pelas chuvas, 13 cidades de Santa Catarina prepararam espaços para receber quem não está seguro em casa no período das chuvas. Em Rio do Sul, por exemplo, já são mais de 700 pessoas fora de casa para escapar da enchente.

Embora as famílias que usam os abrigos estejam acostumadas com a rotina anual de fugir das enchentes, sempre tem aquela que está passando pela situação pela primeira vez  É o caso da diarista Rosa Gusman, que ficou muito preocupada com a mudança. “Meu filho pegou um caminhão e trouxe nossas coisas. Não ficou nada. O pouco que a gente tem, a gente trouxe”. 

A chuva deve se intensificar no domingo (8), sendo que são esperados nos municípios catarinenses acumulados entre 70 mm e 100 mm, podendo a chegar a pontuais em torno de 150 mm. O volume maior é esperado entre  a região central e Leste de Santa Catarina, conforme divulgado pela Defesa Civil.

Notícia Anterior

TRÂNSITO
Mulher de 28 anos cai de moto e morre atropelada na BR-282

Próxima Notícia

JUSTIÇA
Acusado de ataque a creche pede dispensa de depoimento em audiência