A prefeita de Canoinhas, Juliana Maciel, informou nesta terça-feira (17) que o Decreto de Emergência no município foi reconhecido pela União.
A Portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na segunda-feira (16). O reconhecimento da situação de emergência garante o amparo às ações executadas pela Prefeitura e, conforme entendimento do Governo Federal, possibilitará a antecipação do FGTS das famílias atingidas pelas chuvas.
Segundo Juliana, “muito em breve vamos ter informações sobre a possibilidade do saque do FGTS pelas pessoas que foram prejudicadas por essa enchente”.

O Decreto de Emergência em Canoinhas foi publicado no início de outubro, após um temporal com ventos fortes e granizo atingir o interior do município. Casas tiveram telhados destruídos, barracões desabaram e o prejuízo na agricultura é incalculável.
Além de Canoinhas, também foram reconhecidos os decretos de emergência de Três Barras, Major Vieira, Papanduva e Bela Vista do Toldo.
Desalojados
Até esta terça-feira (17), Canoinhas contabilizava 1.147 mil pessoas desalojadas. Destas, 106 estão em abrigos públicos. São 1.702 pessoas cadastradas pela equipe da Secretaria Municipal da Assistência Social que precisam de ajuda humanitária.
115 animais estão em abrigo público. A prefeitura recebe pets somente das famílias que estão em abrigos mantidos pela prefeitura.




