Na madrugada entre este domingo (21) e a segunda-feira (22) acontece o pico de atividade da chuva de meteoros Líridas. Neste momento, será possível enxergar até 18 meteoros por hora, segundo o Observatório Nacional.
O fenômeno ocorre quando um grande número de corpos entra na atmosfera da Terra ao mesmo tempo. Os fragmentos da chuva de meteoro Líridas são deixados pelo cometa Thatcher enquanto orbita o Sol e para observá-los é ideal estar em ambientes escuros.
À medida que caem na direção do planeta, a resistência do ar sobre a rocha faz com que ela se torne extremamente quente, formando “estrelas-cadentes” no céu.
O instituto de pesquisa acrescenta que os meteoros pegam fogo – total ou parcialmente – diante da interação com a atmosfera terrestre e o oxigênio.
“Esse fenômeno cria uma luminosidade no céu, comumente conhecida como ‘estrela cadente’. Uma chuva de meteoros ocorre quando diversos meteoros cruzam o céu noturno originando-se de um ponto em comum, chamado radiante. No caso das Líridas, o radiante está na constelação de Lyra”, diz a organização científica.
Como ver a chuva de meteoros?
A chuva de meteoros poderá ser vista à noite – as chances de observação aumentam à 1h de segunda e se o céu estiver limpo. É preciso olhar para a direção norte.
Porém, o Observatório alerta que, na noite do pico da chuva, a lua estará 96% cheia, dificultando a observação.
A recomendação é ir para local alto e o mais afastado possível da poluição e luzes da cidade.