Nesta quinta-feira (23), o avanço de uma nova frente fria está trazendo aumento de nebulosidade e temporais para municípios de Santa Catarina, nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Nas demais regiões, presença de sol com aumento de nuvens e condições para pancadas de chuva e temporais entre a tarde e a noite.
Na sexta-feira (24), a medida que a frente fria vai se afastando do estado, vai dando passagem para uma intensa massa de ar seco e frio, de origem polar, que já começa a declinar bruscamente as temperaturas em todas as regiões catarinenses.
Segundo previsão divulgada pelo instituto de meteorologia Climatempo, a massa de ar frio deve estabelecer a queda mais significativa de temperatura nos estados do centro-sul do Brasil.
Moradores de pelo menos dez estados deverão pegar os casacos. Toda a região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) terá temperaturas abaixo da média e o fim de semana, marcado por geada.
Esse ar polar também provocará frio em São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas, Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso e a tradicional friagem entre Acre e Rondônia.
Há possibilidade de precipitação invernal na serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, entre a noite de sexta, 24, e madrugada do sábado, 25 de maio. A expectativa é de chuva congelada.
A precipitação de inverno geralmente ocorre quando a temperatura do ar na superfície e no ar está abaixo de zero. O tipo de precipitação que cai (por exemplo, neve, granizo miúdo, chuva congelada) depende das condições atmosféricas específicas presentes.