Desde a última segunda-feira, 10 de junho, três binômios do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), da cidades de Florianópolis, Itapema e Guabiruba, estão atuando no Rio Grande do Sul com o objetivo de encontrar vítimas que possam ter sido arrastadas pelas enxurradas e/ou deslizamentos.
Eles se apresentaram em Lajeado e foram distribuídos para atuar em Mariante e Teutônia.
Durante toda a quinta-feira (13), a equipe do atuou em Mariante, juntamente com duas equipes da Força de Resposta Rápida (FR) dos bombeiros do Rio Grande do Sul.
Durante o retorno à base, a equipe foi abordada por uma pessoa que informou estar sentindo um odor forte em uma região de mata, próximo a uma lavoura.
De imediato eles deslocaram até o ponto informado e, com o emprego dos três cães – Ilha, Nick e Zaara – foi confirmado com latidos a presença de uma vítima em óbito entre a mata e entulhos trazidos pelas cheias.
O CBMSC estava acompanhado pela equipe da Força de Resposta Rápida (FR) do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), que realizou todos os trâmites necessários para repassar a situação ao Posto de Comando (PC). A vítima ficou aos cuidados e responsabilidade dos militares do CBMSC.
Desde quando foi autorizado pelo governo catarinense a deslocar em apoio ao Rio Grande do Sul, as equipes do CBMSC já encontraram 20 vítimas em óbito, sendo que 04 delas foram encontradas graças ao trabalho dos cães e seus condutores. Além disso, foram salvas 3.051 pessoas e 560 animais.