A candidata à reeleição para a Prefeitura de Canoinhas, Juliana Maciel (PL), desponta como favorita na corrida eleitoral, de acordo com pesquisa divulgada neste sábado (28). A atual prefeita soma 49,8% das intenções de voto, praticamente o dobro do segundo colocado, Paulo Basilio (MDB), que aparece com 23,9%.
Na sequência, os candidatos Andrey Watzko (4,2%), Cleverton Durau (2,2%) e Samuel Lubke (1,2%) completam a lista de concorrentes.
Dos cinco candidatos, Andrey Watzko (PT) é o que tem a maior taxa de rejeição, segundo o levantamento. Veja detalhamento mais abaixo.
Esta é a segunda pesquisa divulgada nas eleições municipais de 2024. Na anterior, o resultado apontou empate técnico entre Juliana Maciel e Paulo Basilio.
A primeira pesquisa foi encomendada pela Rádio Clube de Canoinhas e, segundo nota da campanha de Juliana Maciel divulgada neste sábado, “foi convenientemente usada pela propaganda da campanha de Paulo Basilio (MDB), que conta com o incondicional apoio do PSD, partido que elegeu Beto Passos, ex-prefeito preso e locutor da Clube por muitos anos.” Ainda segundo a nota, “pelo resultado divulgado neste sábado, a vantagem de Juliana é difícil de ser revertida“.
A pesquisa mais recente foi realizada entre os dias 26 e 27 de setembro, com entrevistas presenciais de 593 eleitores, distribuídos entre bairros e localidades do interior do município de Canoinhas.
A amostragem incluiu pessoas de ambos os sexos, com idades a partir de 16 anos. A quantidade de eleitores entrevistados por bairro foi proporcional ao número de eleitores registrados em cada localidade. Com um nível de confiança de 95%, a margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos.
O levantamento foi conduzido pela Vox Civitas Pesquisas, nome comercial da Nilson Antonio Gonçalves de Souza Ltda | Clenix Comunicação, e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SC-01461/2024, em conformidade com a Resolução-TSE n.º 23.600/2019.
Vale lembrar que a mesma empresa foi responsável pela pesquisa que acertou o resultado das eleições suplementares de 2022. Na ocasião, o resultado foi contestado judicialmente pela oposição, porém, ao final, foi confirmado como legítimo.
Confira o cenário para a Prefeitura de Canoinhas
Intenção de voto para prefeito (estimulada)
- Juliana Maciel / Zenilda Lemos: 49,8%
- Paulo Basílio / Beto Faria: 23,9%
- Andrey Watzko / Roberto Bradonski: 4,2%
- Cleverton Durau / Chicão Caminhoneiro: 2,2%
- Samuel Lubke / Pastor Elias: 1,2%
- Não sabe/Não respondeu: 14,4%
- Branco/Nulo: 4,3%
Rejeição de voto para prefeito (estimulada)
- Andrey Watzko / Roberto Bradonski: 25,1%
- Juliana Maciel / Zenilda Lemos: 18,4%
- Paulo Basílio / Beto Faria: 8,4%
- Cleverton Durau / Chicão Caminhoneiro: 5,5%
- Samuel Lubke / Pastor Elias: 4,8%
- Não sabe/Não respondeu: 34,8%
- Branco/Nulo: 3%
A campanha para a Prefeitura de Canoinhas segue em andamento, e os números da pesquisa atual indicam que vamos ver embates acirrados entre os candidatos nesta reta final de campanha.