Nove ocupantes de uma van morreram após uma carreta container tombar sobre o veículo na BR-376, por volta das 21h40 de domingo (20), em Guaratuba, no litoral do Paraná. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma carreta contêiner que seguia no sentido Santa Catarina perdeu os freios e atingiu a van, que se chocou contra um carro antes de ser arrastada pelo caminhão para fora da pista. Após atravessar a mureta de proteção, a carreta tombou sobre a van que ficou esmagada.
O acidente aconteceu no km 665, sentido Santa Catarina. A van saiu de São Paulo e tinha como destino o município de Pelotas, no Rio Grande do Sul, explicou a polícia.
A PRF informou que a suspeita é que a carreta perdeu os freios e colidiu na traseira da van. Chovia forte no momento do acidente.
Ao todo, 10 pessoas estavam na van. Entre as vítimas, estão atletas de um time de remo do Projeto Remar para o Futuro, de Pelotas (RS), de acordo com a prefeitura da cidade. Os corpos das vítimas foram encaminhados para a Polícia Científica de Curitiba.
As nove vítimas mortas – sete atletas, um técnico e o motorista da van – tiveram os nomes divulgados pela prefeitura, que decretou luto oficial de sete dias no município:
- Samuel Benites Lopes, 15 anos
- Henry da Fontoura Guimarães, 15 anos
- João Pedro Kerchiner, 17 anos
- Helen Belony, 20 anos
- Nicoli Cruz, 15 anos
- Angel Souto Vidal, 16 anos
- Vitor Fernandes Camargo, 17 anos
- Oguener Tissot (coordenador), 43 anos
- Ricardo Leal da Cunha (motorista), 52 anos
O único sobrevivente da equipe de remo, um adolescente de 17 anos, recebeu todos os encaminhamentos para alta hospitalar no fim da manhã desta segunda-feira (21) informou o Hospital Municipal São José de Joinville, em Santa Catarina, para onde ele foi levado na noite de domingo (20). O motorista do caminhão, de 30 anos, também teve alta.
Por conta do acidente, a rodovia ficou interditada por 15 horas e chegou a registrar 22 quilômetros de congestionamento. A pista no sentido Santa Catarina foi liberada às 11h57 desta segunda-feira (21), de acordo com a concessionária Arteris Litoral Sul.
Prefeitura de Pelotas decretou luto oficial
A Prefeitura de Pelotas decretou luto oficial de sete dias por conta do acidente. A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, se encontrou com familiares na manhã de segunda (21).
O governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite manifestou pesar pelas mortes. “Estavam no auge de suas carreiras, conquistando medalhas e levando o nome do nosso Rio Grande ao topo em uma competição de grande relevância nacional”, disse.