Nas eleições municipais deste domingo (6), a presença feminina se destacou com a eleição e reeleição de mulheres em cargos executivos. Em duas cidades da região, a representação feminina foi reforçada por uma “dobradinha”, com mulheres assumindo tanto a posição de prefeita quanto a de vice-prefeita.
Em Canoinhas, Juliana Maciel foi reeleita como prefeita, com 52,70% dos votos válidos, derrotando Paulo Basilio (MDB), que obteve 39,40%. Sua vice é Zenilda Lemos, formando uma parceria exclusivamente feminina no comando da cidade.
Juliana fez história como a primeira mulher a assumir a prefeitura da cidade nas eleições suplementares em outubro de 2022, após o prefeito Beto Passos (PSD) e o vice Renato Pike (sem partido), serem presos em uma operação que investiga fraudes e corrupção em serviços prestados ao poder público.
Outro exemplo de liderança feminina é em Major Vieira, onde Aline Ruthes (PSD) foi eleita prefeita com 36,78% dos votos. Sua vice, Vilma Muller Kiem, completa a dobradinha feminina na gestão. O segundo colocado, Edson Schroeder (PP), recebeu 29,14% dos votos.
Em Porto União, a liderança também terá uma mulher na vice-prefeitura. Dr. Juliano Hassan (PL) foi eleito prefeito com 49,85% dos votos, e sua vice-prefeita é Suelem Geremia.
Já em Três Barras, Ana Claudia Quege (MDB) foi reeleita prefeita com uma votação expressiva de 82,86%. Seu único adversário, Nego Bedrichuk (PT), obteve 17,14% dos votos. Ana Claudia assumiu como prefeita em agosto de 2023, após o ex-prefeito Luiz Divonsir Shimoguiri, preso na Operação Mensageiro, renunciar ao cargo.
No Paraná, estado vizinho, Fernanda Garcia Sardanha foi reeleita em São Mateus do Sul com 71,35% dos votos. Eleita pela primeira vez em 2020, Fernanda também fez história como a primeira mulher a assumir a prefeitura da cidade e, segundo os eleitores, sua reeleição representa o reconhecimento pelo trabalho realizado no primeiro mandato.
Mulheres em destaque pelo estado
Além das vitórias nas cidades mencionadas, outras mulheres se destacaram em diferentes municípios catarinenses. Destes, 39 serão comandados por mulheres.
Esses resultados reforçam a presença e a importância da liderança feminina na política de Santa Catarina, mostrando que, em várias partes do estado, as mulheres estão assumindo papéis de destaque na administração pública, promovendo mudanças e inspirando novas gerações.
As prefeitas eleitas catarinenses são:
- Zortéa, com Rosane (PP).
- Juliana Pavan (PSD), em Balneário Camboriú;
- Solange Back (MDB) em Anitápolis;
- Helena (UNIÃO), em Bom Retiro;
- Tânia (PL), em Brunópolis;
- Rozane Moreira (PT), em Campo Erê;
- Juliana Maciel (PL), reeleita em Canoinhas;
- Capão Alto, com Sandiana Melo (PSD);
- Mona (PL), em Catanduvas;
- Marta Tozetto (MDB), de Coronel Freitas;
- Lúcia Ortiz (MDB), em Correia Pinto;
- Luzia Vacarin (PSDB) em Cunha Porã;
- Dionísio Cerqueira, com Bianca (PL);
- Sigrid (PL) em Dona Emma;
- Lenita Dadalt Fontana (MDB), em Erval Velho;
- Eliane Fanton (PL) em Guarujá do Sul;
- Iomerê, com Luci (PP);
- Dalvania Cardoso (PL) em Içara;
- Lages, com Carmen Zanotto (Cidadania);
- Simone Zanella (PL) em Macieira;
- Aline Ruthes (PSD) em Major Vieira;
- Matos Costa, com Danuza (MDB);
- Modelo, com Barbara (MDB);
- Nova Erechum, com Iara Perin (MDB);
- Angela Ghislandi (PP), de Nova Veneza;
- Giovana (PL), em Palmitos;
- Fernanda (PP), em Paulo Lopes;
- Presidente Castello Branco, com Neiva Kleemann Tonielo (MDB);
- Diangele (MDB) em Princesa;
- Gil (PL) em Rio das Antas;
- Anadir (PL) em Salete;
- Santa Rosa de Lima, com Siuzete (PT);
- Valquíria (PSD) em Santa Terezinha;
- São José do Cerrito, com Tainara Raitz (MDB);
- Anelise (PL) em São Martinho;
- Gislaine (MDB) em Sombrio;
- Ana Claudia Quege (MDB), de Três Barras;
- Cristiane Muniz (PL), em Urupema;
- Stela Talamini (MDB), em Urussanga;