MPSC recebe explicações da Celesc sobre problemas na emissão de faturas

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Nos últimos meses, a Celesc tem enfrentado dificuldades na leitura e emissão das faturas de energia elétrica, impactando cerca de 140 mil consumidores.

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Cerca de 4% das unidades consumidoras de energia elétrica no Estado estão sendo afetadas pelo problema na emissão de faturas enfrentado pela Celesc – Centrais Elétricas de Santa Catarina, em razão da substituição do sistema eletrônico de gestão.

Num universo de aproximadamente 3,5 milhões de unidades, estamos falando de algo em torno de 140 mil consumidores que não estão recebendo o valor mensal a ser pago, gerando inúmeros transtornos, entre eles o recebimento posterior de fatura com valores acumulados e encargos decorrentes de atrasos.

Ao tomar conhecimento das inúmeras reclamações de consumidores, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), cobrou providências e estabeleceu um prazo de 90 dias para que a empresa restabeleça a normalidade dos serviços.   

O Promotor de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto, instaurou um procedimento administrativo para acompanhar as ações propostas pela Celesc, com o objetivo de regularizar questões como a emissão das faturas, o parcelamento e a isenção de encargos das faturas em atraso, o aprimoramento do novo sistema eletrônico e melhorias no atendimento das unidades presenciais.    

“O Ministério Público recebeu a resposta da Celesc, analisou as medidas que estão sendo tomadas pela empresa e agora vai aguardar o prazo de até 90 dias para que ocorra a correção definitiva dos problemas, assegurando que não existirá cobrança nem suspensão nas faturas para as pessoas que foram afetadas, portanto não haverá prejuízos a esses consumidores. Os cidadãos podem procurar a empresa para esclarecer suas dúvidas pelo call center e nas unidades de atendimento presenciais”, destaca.  

Medidas propostas pela Celesc  

1. Emissão/Leitura de Faturas de Luz:

  • Problema: O número de contas retidas para análise crítica aumentou drasticamente, chegando a mais de 20% em alguns meses, devido a inconsistências sistêmicas, problemas na migração de dados e mudanças de procedimentos.
  • Situação Atual: O volume mensal de faturas retidas tem diminuído gradativamente, estando em torno de 6% de retenção.
  • Soluções: A Celesc está trabalhando em forças-tarefas para liberar as faturas represadas e, em conjunto com a consultoria responsável pelo novo sistema, busca resolver os problemas-raízes. A previsão é que o fluxo de emissão de faturas volte à normalidade até o final de abril.

2. Pagamento de Faturas com Valores Acumulados:

  • Problema: Alguns consumidores foram impactados por faturas com valores acumulados devido à falta de emissão em determinado período ou falhas no sistema.
  • Soluções: A Celesc oferece condições especiais de parcelamento para os clientes afetados, incluindo a possibilidade de parcelar os débitos em até 20 vezes, sem juros, multa, correção monetária ou encargos. O parcelamento pode ser feito nas lojas da Celesc ou pelo call center 0800-0480120.

3. Melhorias no Novo Sistema:

  • Problema: Intercorrências no sistema.
  • Soluções: A Celesc está priorizando correções que impactam os canais de atendimento, com forças-tarefas para acelerar a solução de problemas críticos, incremento de pessoal da consultoria, utilização de funcionários das agências regionais para auxiliar nas correções, treinamentos para reduzir erros de procedimentos e contratação de novos funcionários para atendimento e suporte.

4. Unidades de Atendimento Presencial:

  • Problema: Incapacidade de atender à demanda dos consumidores, devido ao aumento da procura pelas unidades presenciais, provocado pelos problemas no sistema online.
  • Soluções: A Celesc está contratando novos atendentes e recepcionistas para melhorar o atendimento presencial, aprimorando os canais digitais (Agência Web e aplicativo) e formalizando convênios para instalação de totens de autoatendimento em órgãos públicos.

Informações Adicionais:

  • A Celesc está trabalhando para solucionar os problemas o mais rápido possível e minimizar os impactos para os consumidores.
  • É importante que os consumidores que enfrentam problemas entrem em contato com a Celesc para buscar soluções e obter informações sobre as condições de parcelamento.

Canais de Atendimento Celesc:

Lojas de Atendimento: Consulte a lista de endereços no site da Celesc.

Call Center: 0800-0480120

Agência Web: https://conecte.celesc.com.br/