Na tarde deste sábado (1º), por volta das 16h15, o Corpo de Bombeiros de Papanduva foi acionado para atender uma ocorrência de afogamento em água doce na cachoeira de Nova Cultura, localizada a aproximadamente 47 km do centro da cidade.
A pessoa que fez o chamado informou que uma adolescente de 15 anos havia mergulhado na cachoeira, e após afundar desapareceu do campo de visão dos presentes.
A guarnição, com duas viaturas e a embarcação Jararaca, deslocou-se rapidamente até o local. Ao chegar, os bombeiros foram informados por banhistas que a jovem, que se encontrava se banhando, adentrou uma área mais funda da cachoeira, vindo a se afogar. Mesmo com as tentativas de resgate realizadas pelos presentes, os esforços não tiveram êxito.

Os bombeiros iniciaram a busca com o emprego da técnica de garateia e o corpo da adolescente foi localizado após cerca 10 minutos.
Diante do prolongado período de submersão – superior a uma hora e quinze minutos – os sinais vitais já não eram detectáveis, com a jovem apresentando quadro cianótico e pupilas em midríase.
Após a constatação do óbito, a equipe dos bombeiros realizou os procedimentos necessários de isolamento da área para preservar o local e permitir as medidas cabíveis das autoridades. A jovem era de Monte Castelo.
O corpo foi encaminhado à Polícia Militar, que permaneceu no local aguardando a chegada do Instituto Médico Legal (IML) e da Polícia Científica para a realização dos exames periciais.
A tragédia acontece pouco tempo após os bombeiros registrarem o afogamento de um rapaz de 26 anos, na localidade de Guarani, também no interior de Papanduva.