tres_barras

festival cancao

Estudantes de Agronomia do IFSC Canoinhas participam do Giro da Safra 2025

Avatar photo
Alunos bolsistas coletaram informações em 50 lavouras de oito municípios do Planalto Norte.

LEIA TAMBÉM

O Giro da Safra – Soja,  um projeto da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob) Central SC/RS, em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e cooperativas da região, contou com a participação de estudantes do curso de Agronomia do Câmpus Canoinhas do IFSC.

Durante a semana, os alunos bolsistas Gustavo Kenji Matsuzawa, José Vinicius de Lima, Pedro Fladzinski, Renan Demétrio e Rodrigo Palinger fizeram parte das equipes que coletaram informações em 50 lavouras nos municípios de Canoinhas, Irineópolis, Itaiópolis, Mafra, Major Vieira, Papanduva, Rio Negrinho e Porto União.

“O objetivo foi coletar informações sobre a qualidade das lavouras e para cálculo da estimativa da produção, que serviram para extrapolar os dados amostrais para a região de abrangência do projeto. A obtenção desses dados, e após a confirmação ou não da produção estimada das lavouras, fornecerá subsídios para futuro planejamento e políticas públicas para o setor”, explica o professor Luís Carlos Vieira.

O projeto avaliou, por amostragem, a situação das lavouras de soja em fase de pré-colheita,  a exemplo do que foi feito na safra passada no projeto-piloto com a cultura do milho, e que serviu de modelo para aplicar em outras regiões.

A apresentação dos resultados aconteceu nesta quinta-feira (20), no evento de encerramento do Giro da Safra, em Mafra.

Além dos cinco bolsistas, o Câmpus Canoinhas também deu suporte ao projeto com equipamentos para avaliações em campo e levou um grupo de sessenta alunos para participar da apresentação dos resultados. “A cooperação entre instituições de ensino, pesquisa e extensão, cooperativas e produtores rurais é fundamental para fortalecer a agricultura catarinense”, destaca o coordenador do curso de Agronomia, Douglas André Würz.

Notícia Anterior

OBITUÁRIO
Funerais em Canoinhas e região nesta quinta-feira, 20

Próxima Notícia

HOMICÍDIO
Ataque a tiros em Papanduva deixa um morto; vítima tinha passagens policiais e era foragido da Justiça

VOCÊ VIU?