Prefeitura de Canoinhas esclarece morte de paciente na UPA

Avatar photo
Paciente deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento na manhã de sábado (29), apresentando dor torácica e durante o atendimento o quadro evoluiu para uma parada cardiorrespiratória.

A Prefeitura Municipal de Canoinhas divulgou um vídeo no início da noite desta terça-feira (1º), para esclarecer os fatos sobre a morte de um paciente ocorrida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no último fim de semana.

De acordo com o município, a publicação tem o intuito de prestar solidariedade à família e amigos e também esclarecer os fatos.

O caso foi registrado no último sábado (29), quando Diego Cordeiro, de 35 anos, deu entrada na unidade de saúde apresentando dor torácica. Ele teria sofrido um infarto (também conhecido como ataque cardíaco) durante o atendimento.

“O paciente chegou na UPA às 8h23, e às 8h30 já estava na sala de emergência realizando eletrocardiograma conforme comprovam as imagens do circuito interno da unidade. A prioridade da UPA foi o atendimento clínico ao paciente e depois a inserção dele no sistema. No prontuário ele deu entrada às 8h32″, esclarece a nota.

Segundo o Diretor Técnico da UPA, o médico Eduardo Pedroni, em situações de emergência, a prioridade é o atendimento do paciente. “O médico não vai se ater a digitar, ficar digitando dados no prontuário. Ele vai fazer o atendimento à beira do leito do paciente. Por isso, muitas vezes, pode ter esse lapso temporal. Mas nós temos câmeras, temos outras maneiras de provar que os pacientes são atendidos dentro do tempo”, afirmou.

Ainda de acordo com Pedroni, o paciente foi imediatamente atendido e monitorizado na Sala Vermelha (emergência), sendo seguido o protocolo de dor torácica implementado na UPA há um ano atrás. “Infelizmente o paciente acabou evoluindo para um quadro de parada cardiorrespiratória”, informou.

Todos os protocolos foram seguidos pela equipe, composta de quatro profissionais médicos e mais a equipe de enfermagem, que não mediu esforços para salvar a vida do paciente, mas infelizmente, mesmo após cerca de uma hora de atendimento, não foi possível reverter o quadro“, afirmou o profissional. Assista no vídeo abaixo:

Diego Cordeiro, mais conhecido por Digo, foi velado no sábado (29) e no domingo (30) seguiu para o Crematório Memorial da Saudade. Deixou enlutados pai, mãe, irmãos, amigos e demais familiares.

VOCÊ VIU?