festival

Lula vem à Santa Catarina após prometer viagens para “fazer política”

Avatar photo
Presidente visita Paraná e Santa Catarina em meio à queda de popularidade e promete intensificar viagens pelo país para reforçar ações do governo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca nesta semana no Sul do país para cumprir compromissos oficiais no Paraná e em Santa Catarina, em meio a uma estratégia de intensificação de viagens pelo Brasil. A movimentação marca uma ofensiva política do governo em um momento de queda na popularidade do chefe do Executivo.

Na próxima quinta-feira (29), Lula estará em Ortigueira (PR), onde participa das entregas do programa Terra da Gente, iniciativa voltada à identificação e destinação de terras disponíveis para a reforma agrária.

Ainda no mesmo dia, o presidente segue para Itajaí (SC), onde participa da cerimônia de retomada das operações do Porto de Itajaí, paralisadas desde 2022.

O porto, que passou a ser administrado novamente pelo Governo Federal após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), foi oficialmente federalizado em janeiro de 2025. Esta será a segunda visita de Lula a Santa Catarina em seu terceiro mandato.

A agenda faz parte de uma ofensiva política anunciada pelo presidente no último sábado (24), durante evento no Mato Grosso. Na ocasião, Lula declarou que pretende percorrer o país com mais frequência a partir de junho.

“O mês que vem eu vou fazer política nesse país. Mês que vem vou começar a andar esse país porque acho que chegou a hora de a gente assumir a responsabilidade e não permitir que a mentira, a canalhice e a fake news ganhem espaço, e que a verdade seja soterrada nesse país”, afirmou.

A intensificação das viagens ocorre em meio a uma queda na popularidade do governo, agravada pela crise no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), envolvendo descontos fraudulentos em aposentadorias e pensões. Pesquisas recentes mostram que a imagem do petista vem se desgastando, inclusive entre eleitores que o apoiaram nas eleições de 2022.

Com a nova estratégia, o Planalto tenta recuperar terreno político e retomar a narrativa diante de críticas e da pressão crescente por resultados concretos em áreas sensíveis, como economia, previdência e segurança pública.

Notícia Anterior

ESPAÇO DEMOCRÁTICO
Canoinhas realiza Conferência Municipal de Assistência Social em junho

Próxima Notícia

CRUELDADE
Corpo de bebê morta pelo pai em Abelardo Luz é encontrado