festival

Canoinhas tem a melhor qualidade de vida do Planalto Norte, aponta IPS

Avatar photo
O IPS Brasil é baseado exclusivamente em dados públicos e atualizado anualmente.

LEIA TAMBÉM

O Índice de Progresso Social (IPS) apontou Canoinhas como a cidade que apresenta as melhores condições de qualidade de vida no Planalto Norte Catarinense. 

O índice analisa o desempenho social e ambiental de territórios, considerando 57 indicadores de órgãos oficiais e de institutos de pesquisa.

Ele é feito em três dimensões: necessidades humanas básicas, fundamentos do bem-estar e oportunidades, que englobam 12 componentes como alimentação, moradia, saneamento, segurança pessoal, acesso à educação e qualidade do meio ambiente. Esta é a segunda edição do índice.

Desenvolvido através de uma parceria entre o Imazon, Fundação Avina, iniciativa Amazônia 2030, Anattá, Centro de Empreendedorismo da Amazônia e Social Progress Imperative, o IPS Brasil é baseado exclusivamente em dados públicos e atualizado anualmente.

A ferramenta permite acompanhar tendências e medir a efetividade de políticas públicas em tempo real.

Diferentemente de índices econômicos como o Produto Interno Bruto (PIB) e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o IPS mede diretamente resultados sociais e ambientais, funcionando como bússola para gestores públicos, investidores sociais e organizações da sociedade civil. 

Para a prefeita de Canoinhas, Juliana Maciel, “isso é resultado de uma gestão formada por uma equipe que cuida das pessoas, com trabalho sério, responsabilidade e compromisso com cada canoinhense”.

“Canoinhas está avançando e vai crescer muito mais ainda com o planejamento que estamos realizando junto às comunidades nas audiências públicas do PPA”, reforçou a vice-prefeita Zenilda Lemos.