Governador embarca em missão internacional à Ásia para tratar de investimentos em SC
O Governo de Santa Catarina deu início nesta sexta-feira (13), à missão oficial à Ásia. A primeira etapa será no Japão, com desembarque previsto para às 9h de domingo (15) em Tóquio.
O país asiático receberá a comitiva liderada pelo governador Jorginho Mello, que cumpre uma agenda estratégica voltada à atração de investimentos, ampliação de parcerias tecnológicas e fortalecimento do setor agroindustrial catarinense.
“Estamos aqui para mostrar ao mundo que Santa Catarina está pronta para crescer ainda mais e gerar mais qualidade de vida para a nossa gente”, destacou o governador Jorginho Mello.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
SC Day em Tóquio
Durante a estadia no Japão, a comitiva catarinense participa do SC Day, evento institucional promovido na Embaixada do Brasil em Tóquio e visita gigantes empresariais como Mitsui, Mitsubishi e membros da Keidanren (Federação das Indústrias do Japão).
A programação inclui ainda reuniões com o Ministério da Agricultura, a agência de comércio exterior JETRO e a agência de cooperação internacional JICA, que poderá renovar e expandir projetos de infraestrutura e contenção de cheias em Santa Catarina.
Um dos principais temas no país será o reconhecimento da excelência catarinense em sanidade animal, com foco na exportação de carne bovina ao Japão.
“Santa Catarina já possui um frigorífico apto para exportar carne bovina para o Japão. Nossa missão aqui é mostrar que temos todas as credenciais técnicas e sanitárias para atender esse mercado exigente, com qualidade e segurança, e buscar a abertura dessa nova frente de negócios para o Estado”, explicou o secretário de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, Paulo Bornhausen.
Intercâmbio em produção de maçã Fuji e frutos do mar
A visita à província de Aomori, marcada pela histórica irmandade com Santa Catarina desde os anos 1980, também está na agenda. Lá, a comitiva terá encontros com o governo local, a cooperativa agrícola AOREN, o Instituto de Pesquisa Pesqueira de Aomori e outras instituições ligadas à fruticultura e à aquicultura.
Os temas principais incluem o intercâmbio em produção de maçãs – especialmente a variedade Fuji, já difundida em SC –, rastreabilidade no agronegócio e o potencial de cooperação na área de moluscos e frutos do mar, setores em que Aomori e o Litoral catarinense têm grande sinergia.
A delegação oficial é composta por representantes dos três poderes, secretários estaduais e lideranças do setor produtivo.
Integram o grupo nomes como os prefeitos de Joinville, Adriano Silva, e de Blumenau, Egídio Ferrari, o presidente da Fecomércio, Hélio Dagnoni, o presidente da AFEIESC, Ariel Verdi, além do presidente da Acate, Diego Brites Ramos.
:: Instituições Japonesas visitadas
- Embaixada do Brasil em Tóquio (SC Day)
- Ministério da Agricultura
- Agência de Comércio Exterior JETRO
- Agência de Cooperação Internacional JICA
- Federação das Indústrias do Japão (Keidanren)
- Mitsui & Co.
- Província de Aomori (Governo, Assembleia, AOREN, Instituto de Pesquisa Pesqueira)
- Escola Primária Rinsen, Tóquio (visita institucional de intercâmbio educacional).