Educadores, gestores e parceiros de Santa Catarina e do Paraná se reuniram na quinta-feira (14), para o 9º Seminário de Integração e Reflexão, promovido pelo Instituto Crescer Legal.
Realizado pela primeira vez em Canoinhas (SC), o encontro teve como objetivo fortalecer a rede de apoio à educação transformadora no campo, reunindo profissionais que atuam diretamente com o desenvolvimento de jovens rurais no Planalto Norte Catarinense e no Sudeste do Paraná.
Com o tema “AtivaMente: educação transformadora no campo”, o seminário focou no impacto das ações coletivas para o futuro dos adolescentes.
Através de uma metodologia prática e colaborativa, conduzida pela Thêma Consultoria e Marketing, os participantes foram envolvidos em jogos educativos e debates sobre os desafios e as oportunidades para inovar no ambiente educacional rural, incentivando a autonomia e o protagonismo dos jovens.
Segundo a gerente do Instituto, Nádia Fengler Solf, a decisão de realizar o evento fora da cidade sede da organização é um movimento estratégico para valorizar e fortalecer a atuação nos municípios parceiros.
“A atuação em parceria tem sido essencial para gerar transformações e é o que sustenta o impacto positivo do Instituto Crescer Legal nas diferentes comunidades onde atuamos”, destacou.
A expansão do Programa de Aprendizagem Profissional Rural nessas regiões tem consolidado a presença do Instituto, que desde 2015 se tornou uma referência no combate ao trabalho infantil.
Criado por iniciativa do setor de tabaco, o projeto oferece uma proposta inovadora que une aprendizagem profissional, formação cidadã e protagonismo juvenil.
Desde a sua fundação, o Instituto Crescer Legal já beneficiou mais de mil adolescentes. Em 2025, o programa segue em plena atividade, com oito turmas de jovens aprendizes em andamento na Região Sul do país, reforçando o compromisso com o desenvolvimento integral da juventude do campo.