Cidades da Serra de Santa Catarina, uma das regiões mais frias do país, registraram a terceira ocorrência de neve do ano na manhã deste sábado (9), segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições de tempo no estado. Em São Joaquim, turistas levantaram cedo para ver de perto o fenômeno.
De acordo com o órgão estadual, a temperatura no município chegou a -0,86°C às 5h. Em Urupema, o amanhecer foi ainda mais gelado: -2,04°C.
Neve e chuva congelada foram registradas também em Urupema e Bom Jardim da Serra entre a madrugada e a manhã deste sábado, conforme a Epagri/Ciram. Os fenômenos foram confirmados também pela Defesa Civil.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Capital Nacional do Frio, Urupema também registrou sincelo, que é quando as gotas de água em suspensão, por conta do nevoeiro, congelam em contato com a superfície muito fria.
A meteorologista da Epagri/Ciram Gilsânia Cruz explica que as temperaturas despencaram por causa de uma massa de ar frio de origem polar que atua no estado.
A próxima madrugada será marcada por frio intenso em Santa Catarina. Apesar do tempo firme e da ausência de condições para neve, o amanhecer deve ser de geada abrangente em grande parte do estado. As temperaturas mínimas ficarão entre 0°C e 4°C em várias regiões, podendo atingir valores negativos nos Planaltos.
A paisagem de algumas localidades no Rio Grande do Sul também amanheceu com neve neste sábado (9). Considerada uma das cidades com mais baixos registros de temperatura, a 185 km de Porto Alegre, Cambará do Sul, localizada a mais de 1 mil metros de altitude em uma região de cânions e serras, foi uma das que tiveram registros de neve. A temperatura por lá ficou em aproximadamente 2ºC.
Mínimas de sábado em SC, segundo a Epagri/Ciram
- Painel: -0,04°C
- Urupema: -2,04°CÁgua Doce: -1,64°C
- São Joaquim: -0,86°C
- Urubici: -0,55°C