O jovem soldado Bryan Damazo de Santana Pinto, de 18 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (23) após um grave acidente com um artefato explosivo (não especificado) no Centro de Instrução Marechal Hermes (CIMH), em Três Barras, no Planalto Norte de Santa Catarina.
Segundo o comando, esse é o maior campo de instrução entre Paraná e Santa Catarina, com 9,7 mil hectares e capacidade para receber pouco mais de 7 mil militares em cada exercício de adestramento.
Segundo informações oficiais, o acidente ocorreu por volta das 11 horas. O militar sofreu ferimentos graves e recebeu os primeiros socorros da equipe médica do próprio campo de instrução.
Ele foi então encaminhado ao Pronto Atendimento de Três Barras. Devido à gravidade do seu estado, foi iniciada uma transferência para o Hospital São Vicente de Paulo, em Mafra, pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas o jovem não resistiu e veio a óbito durante o deslocamento.
Em nota oficial à imprensa, o Comando da 5ª Região Militar confirmou o ocorrido, lamentou profundamente a tragédia e informou que um Inquérito Policial Militar (IPM) foi instaurado para apurar todas as circunstâncias do acidente.
O Comando informou ainda que uma equipe de apoio interdisciplinar, composta por psicólogo, assistente social, capelão militar e um oficial superior, foi deslocada para Três Barras com a finalidade de prestar total assistência à família do soldado e acompanhar os desdobramentos na organização militar.
“A 5ª Região Militar e o Campo de Instrução Marechal Hermes expressam profundo pesar pela tragédia e manifestam solidariedade à família e aos amigos”, finaliza a nota. Leia na íntegra abaixo:



