O jovem soldado Bryan Damazo de Santana Pinto, de 18 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (23) após um grave acidente com um artefato explosivo (não especificado) no Centro de Instrução Marechal Hermes (CIMH), em Três Barras, no Planalto Norte de Santa Catarina. Bryan morava na localidade de São João dos Cavalheiros.

Segundo o comando, esse é o maior campo de instrução entre Paraná e Santa Catarina, com 9,7 mil hectares e capacidade para receber pouco mais de 7 mil militares em cada exercício de adestramento.
Segundo informações oficiais, o acidente ocorreu por volta das 11 horas. O militar sofreu ferimentos graves e recebeu os primeiros socorros da equipe médica do próprio campo de instrução.
Ele foi então encaminhado ao Pronto Atendimento de Três Barras. Devido à gravidade do seu estado, foi iniciada uma transferência para o Hospital São Vicente de Paulo, em Mafra, pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas o jovem não resistiu e veio a óbito durante o deslocamento.
Em nota oficial à imprensa, o Comando da 5ª Região Militar confirmou o ocorrido, lamentou profundamente a tragédia e informou que um Inquérito Policial Militar (IPM) foi instaurado para apurar todas as circunstâncias do acidente.
O Comando informou ainda que uma equipe de apoio interdisciplinar, composta por psicólogo, assistente social, capelão militar e um oficial superior, foi deslocada para Três Barras com a finalidade de prestar total assistência à família do soldado e acompanhar os desdobramentos na organização militar.
“A 5ª Região Militar e o Campo de Instrução Marechal Hermes expressam profundo pesar pela tragédia e manifestam solidariedade à família e aos amigos”, finaliza a nota. Leia nota na íntegra abaixo.
Despedida
Bryan Damazo de Santana Pinto deixa enlutados esposa, avós, pai, mãe, irmãos e demias familiares.
O velório acontece em sua residencia em São João dos Cavalheiros de onde seguirá o féretro nesta sexta-feira (24), às 17h, para o Cemitério de São João dos Cavalheiros.






