Um grave engavetamento envolvendo sete veículos – sendo cinco carros e duas carretas – resultou na morte de um homem e deixou pelo menos 10 pessoas feridas na BR-101, em Barra Velha, Litoral Norte de Santa Catarina. O acidente ocorreu por volta das 20h55 de sábado (25), no km 94,5 da pista, sentido Norte.
A vítima fatal foi identificada como Diego Wandalen, de 33 anos, que morava em Ilhota (SC). Ele dirigia um carro modelo Fox, com placas de Gaspar, e ficou preso às ferragens do veículo.
A esposa de Diego também estava no Fox. Ela sobreviveu ao impacto e foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros Militar, que precisou utilizar equipamentos para retirá-la das ferragens. A mulher sofreu lesões graves e foi encaminhada para Jaraguá do Sul, onde permanece internada e deve passar por cirurgia no quadril.
Dinâmica do acidente e outra vítima
De acordo com as primeiras informações levantadas pelos bombeiros e pela concessionária Arteris, a sequência de colisões teria começado com um atropelamento.
Um homem, supostamente embriagado, tentava atravessar a rodovia e foi atropelado por uma das carretas e, em seguida, por um veículo de passeio. Essa vítima do atropelamento também chegou a ser atendida pela concessionária e pelos Bombeiros Voluntários de Barra Velha, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Resgate e feridos
Equipes de diversos órgãos, incluindo Bombeiros Voluntários, Bombeiros Militares e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), trabalharam no socorro das vítimas.
Os feridos em estado estável foram levados de ambulância. Cinco deles receberam atendimento na Unidade de Pronto Atendimento de Barra Velha, sendo que dois estavam em estado mais delicado: um com traumatismo craniano e fratura, e outro com trauma na coluna cervical.
Por causa da gravidade e da complexidade da ocorrência, a pista sentido Norte foi interditada, causando um congestionamento de 3 quilômetros. A liberação total do trânsito ocorreu somente perto de 1h25 da madrugada deste domingo (26).





