A equipe da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Orestes Golanoski, de Canoinhas, participou na última semana de um treinamento especializado em atendimento de urgências cardiovasculares. A capacitação foi ministrada por um profissional do Hospital do Coração (HCor), de São Paulo, uma das maiores referências do país.
O treinamento foi conduzido por Leonardo de Souza, consultor do projeto Boas Práticas do HCor. O objetivo é qualificar o manejo clínico em cardiologia e urgências, utilizando ferramentas conectadas e implementando diretrizes assistenciais.

Laudos em tempo real
Desde dezembro de 2023, a UPA de Canoinhas utiliza um eletrocardiógrafo cedido pelo HCor, integrando o projeto Boas Práticas. Esse equipamento é fundamental para garantir laudos rápidos e suporte especializado em casos de dor torácica e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).
Quando um paciente chega à unidade com queixas compatíveis, o Protocolo de IAM é acionado imediatamente. O eletrocardiograma é realizado na hora, e o laudo é emitido em tempo real via telemedicina.
A diretora da UPA, Simone Castro, explica a importância do serviço:
“O médico clínico da emergência conta com suporte direto do cardiologista online do HCor, podendo discutir o caso na mesma hora e definir a conduta mais segura e eficaz para o paciente. O serviço fortalece o protocolo de emergência, melhora o tempo-resposta e oferece diagnóstico preciso mesmo sem cardiologista presencial. É uma tecnologia que salva vidas.”
A capacitação recente teve como foco atualizar informações, revisar fluxos de atendimento e alinhar os dados para 2026. A UPA Orestes Golanoski é administrada pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (IDEAS) em parceria com a prefeitura de Canoinhas.





