A prefeita de Canoinhas, Juliana Maciel Hoppe (PL), marcou presença na capital federal neste domingo (25) para integrar a fase final da “Caminhada pela Liberdade”. O ato, liderado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), percorreu o trajeto de Minas Gerais até Brasília em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro e em protesto contra as condenações do 8 de janeiro.
Bandeira como Manto
Em vídeos publicados em suas redes sociais, Juliana justificou sua ida repentina a Brasília afirmando que sentia falta de uma representação oficial da região na manifestação: “”Madruguei e estou aqui em Brasília! Representando o nosso Planalto Norte! É por você, pelos nossos filhos, pelo nosso futuro! Acorda Brasil!
Utilizando a bandeira de Canoinhas sobre os ombros, a prefeita declarou:
“Eu estava com o meu coração apertado. Um dia decisivo para o nosso País, por justiça e liberdade, e não tinha ninguém representando o nosso Planalto Norte. Então eu vim.”

Apoio a Nikolas Ferreira
Durante o evento, a prefeita apareceu ao lado de Nikolas Ferreira, a quem dedicou palavras de apoio. “O Planalto Norte de SC está com você. Força, você foi levantado por Deus”, afirmou Juliana em uma das postagens.
A prefeita também enviou um recado aos seus eleitores e munícipes, afirmando estar representando “cidadãos honrados, trabalhadores, agricultores e famílias” que compartilham de sua indignação com o atual cenário político do Brasil.
Contexto do Ato
A caminhada começou na última segunda-feira (19) em Paracatu (MG). O encerramento em Brasília foi marcado porforte chuva e pelo incidente com uma descarga elétrica na Praça do Cruzeiro, que deixou dezenas de feridos pouco antes das 13h. Não há informações de que a prefeita ou sua comitiva estivessem próximas ao local exato da queda do raio no momento do acidente.
Ao menos dez políticos catarinenses se deslocaram à Brasília em apoio ao deputado federal. São eles:
- Zé Trovão (PL), deputado federal.
- Ana Campagnolo, deputada estadual (PL-SC);
- Daniel Freitas, deputado federal (PL-SC)
- Flavio José Linhares ‘Flavinho’, vereador Blumenau (PL);
- Jessé Lopes, deputado estadual (PL-SC);
- Jorge Seif, senador (PL-SC);
- Julia Zanatta, deputada federal (PL-SC);
- Juliana Maciel, prefeita de Canoinhas (PL);
- Sargento Lima, deputado estadual (PL-SC);
- Pedro Corrêa Neto, vereador de Brusque (PL);
Bolsonaristas também se reuniram hoje na avenida Paulista. Ato por anistia para o ex-presidente e os condenados pelo 8 de Janeiro ocorreu de 15h às 16h20, em frente ao prédio da Fiesp. O deputado estadual Gil Diniz (PL-SP), um dos organizadores, disse ao UOL que a manifestação foi uma forma de contemplar os bolsonaristas que não conseguiram ir até a capital federal.











