A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Governo de Canoinhas alerta que criminosos estão utilizando o WhatsApp para tentear aplicar golpes nos Microempreendedores Individuais (MEIs). Eles enviam mensagens falsas, usando a imagem do Governo Federal no perfil, afirmando que o CNPJ do MEI será cancelado ou suspenso por débitos em aberto.
Quem receber mensagens de alertas e cobranças pode procurar a Sala do Empreendedor da prefeitura de Canoinhas antes de realizar qualquer pagamento.
O secretário Osvaldo Roberto Romanovski orienta que a vítima mantenha a calma quando receber qualquer mensagem de cobrança.
“Pedimos que o empreendedor não tome decisões sob pressão ou medo. A Receita Federal não envia links de cobrança pelo WhatsApp ou SMS. Se você recebeu uma ameaça de suspensão de CNPJ com um link para pagamento, desconfie na hora. Isso é um golpe para roubar seus dados e seu dinheiro”, afirma o secretário.
Além da falsa suspensão, Romanovski destaca que outros golpes estão circulando na região. Entre eles, sites que cobram pela formalização (que é gratuita), boletos de associações e sindicatos que não são obrigatórios, e guias de imposto (DAS) falsas enviadas por e-mail. “O MEI precisa saber que débitos pendentes não cancelam o CNPJ automaticamente. O caminho correto para a regularização nunca será um link vindo de um número desconhecido”, pontua.
Para combater essa onda de fraudes, o Governo de Canoinhas coloca a Sala do Empreendedor à inteira disposição de todos os MEIs. O objetivo é que nenhum cidadão seja lesado por falta de informação.
“A nossa Sala do Empreendedor existe para orientar e auxiliar os MEIs. Antes de clicar em qualquer link ou pagar qualquer boleto duvidoso, venha conversar com a nossa equipe. Nós consultamos a situação real do seu CNPJ de forma gratuita, emitimos as guias oficiais com segurança e damos toda a orientação necessária para que o empreendedor trabalhe tranquilo”, afirma a coordenadora da Sala do Empreendedor, Juliana Batistoti.
O microempreendedor que tiver dúvidas ou receber mensagens suspeitas pode procurar o atendimento presencial na Sala do Empreendedor, localizada no prédio da Prefeitura de Canoinhas, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h. Ou enviar mensagem via WhatsApp no (47) 3621-6165.











