A equipe de atletismo de Canoinhas iniciou, nesta sexta-feira (17), sua trajetória na etapa estadual dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, sediada no município de Timbó. A delegação local é composta por estudantes que garantiram suas vagas após se destacarem nos Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC).
Os atletas treinam por meio de uma parceria entre a Fundação Municipal de Esportes e Lazer (FMEL) e um projeto de extensão do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), sob a coordenação do professor Saulo Testa. Enquanto o IFSC comanda os treinamentos, a FMEL fornece os materiais e cede o Estádio Municipal. O transporte dos jovens até a competição foi integralmente custeado pela Prefeitura de Canoinhas.
Cronograma de competições por dia
A delegação canoinhense possui um calendário cheio de provas divididas ao longo de todo o final de semana:
Sexta-feira (17/07) – Velocidade e Lançamento
No primeiro dia de competições oficiais, Canoinhas entrou na pista e no campo nas seguintes modalidades:
- 100 metros rasos: Manuely Teixeira, Renan Padilha e Emanoel Safanelli;
- 400 metros rasos: Luany Tromm;
- Salto em distância: Matheus Ferrazzo;
- Lançamento de dardo: Anderson Chaves.
Sábado (18/07) – Meio-Fundo e Campo
O segundo dia técnico de provas em Timbó reserva disputas de resistência e força:
- 800 metros rasos: Bruno Jacobowski (masculino) e Júlia Schwitzki (feminino);
- Lançamento de disco: Lara Nizer e Enzo Signori.
Domingo (19/07) – Finais e Encerramento
No último dia de Joguinhos Abertos, a equipe encerra a participação com o maior número de atletas em ação:
- 200 metros rasos: Renan Padilha, Emanoel Safanelli e Isabelli Talisie;
- 1.500 metros rasos: Bruno Jacobowski e Júlia Schwitzki;
- Arremesso de peso: Guilherme Bonka;
- Salto em altura: Pedro Furst.
Apoio ao esporte de base
O presidente da FMEL, Durau, enfatizou que o trabalho em conjunto com as instituições de ensino tem sido a chave para reestruturar e fortalecer o atletismo canoinhense. A prefeita Zenilda Lemos também comemorou o envio da delegação ao torneio estadual.
“Acreditamos no esporte como instrumento de transformação. Apoiar o transporte dos atletas para uma competição estadual é garantir que o talento e a dedicação desses jovens tenham a oportunidade de ser reconhecidos. Desejamos uma excelente competição a toda a equipe”, declarou a prefeita.

























