tres_barras

Nível do Rio Canoinhas atinge 7,20 metros e inundação avança para novas áreas

Avatar photo
Elevação diária de 10 centímetros altera pontos de alagamento no município; Defesa Civil reforça orientação de desocupação preventiva e alerta para temporais na terça.

LEIA TAMBÉM

O nível do Rio Canoinhas atingiu 7,20 metros na ponte da BR-280 na manhã desta segunda-feira (14), registrando uma elevação contínua de aproximadamente 10 centímetros a cada 24 horas.

O avanço lento e gradativo da água está alterando a dinâmica das inundações no município: enquanto o volume recua em pontos afetados anteriormente, novas áreas começam a ser atingidas.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Canoinhas, Adilson Bueno, a situação exige monitoramento constante por parte dos moradores das áreas ribeirinhas.

“Há regiões, como na rua Clemente Procopiack, em que a água baixou. Por outro lado, há lugares, como na rua José Lulu Vieira, em que a água está chegando agora. Por isso a recomendação é para atenção. Se a água se aproximar do imóvel a orientação é sair de casa. Temos abrigos abertos disponíveis para a comunidade”, pontua o coordenador.

No acesso ao município vizinho de Três Barras, pela localidade de São Cristóvão, a régua de medição registrava 7,78 metros nesta manhã.

Previsão do tempo para a semana

A Defesa Civil estadual monitora as condições meteorológicas que influenciam a bacia hidrográfica da região ao longo dos próximos dias:

Segunda-feira (14): Presença de nuvens e chuva mais frequente na faixa que abrange o Planalto Norte e o Litoral, mantendo o nível dos rios sob observação.

Terça-feira (15): Apesar das aberturas de sol, instabilidades atmosféricas podem provocar temporais isolados a partir da tarde em todas as regiões, com risco baixo para ocorrências graves.

Quarta-feira (16): Retorno do tempo firme com predomínio de sol. O amanhecer terá forte declínio térmico, com mínimas entre 0°C e 7°C no Planalto Norte e risco de geada em pontos dos Planaltos e Meio-Oeste.

Quinta-feira (17): Tempo estável, com sol entre nuvens. Manhã fria e temperaturas em elevação no período da tarde.

Sexta-feira (18): Nova instabilidade aproxima-se de Santa Catarina, trazendo condições para temporais isolados no Grande Oeste e no Norte catarinense.

Notícia Anterior

Mulher é assassinada a pedradas dentro de carro na BR-282; marido foi preso

VOCÊ VIU?