A farta produção de soja e milho do planalto norte catarinense está atraindo granjas de suínos e avícolas para a região. Em busca de milho, mão de obra e produtores rurais bem estruturados empresas do setor estudam migrar para o planalto norte de SC.
E é nesta parte do município, localizada abaixo dos 400 m de altitude, na Microbacia de Rio Itajaí do Norte, que se situam os pomares de tangerinas, laranjas e ponkans, os chamados citrus.
São mais de 30 produtores que juntos tem cerca de 70 ha com produtividade média histórica de 363 caixas por ha, segundo dados IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Para a safra 2009/2010 a expectativa dos produtores segundo Cordeiro, é de ultrapassar muito a média histórica além de se atingir um padrão de qualidade melhor dos frutos produzidos devido à organização de grupos para o manejo do pomar e a comercialização.
Os grupos pretendem fazer o raleio dos frutos e organizar a venda da produção classificando os frutos e centralizando a venda, reduzindo a interferência do atravessador na comercialização.