Defesa Civil alerta para os próximos dias, além da persistência da chuva, vento forte e mar agitado devido a um ciclone extratropical.
Chuva persistente em todo o estado de Santa Catarina. Há risco de alagamentos, enxurradas, vendaval e deslizamentos de terra.
Sistema de baixa pressão deslocando-se do Oeste para o Litoral de SC.
ALERTA: em 48 horas (quarta e quinta-feira), o acumulado de chuva pode chegar a 150 mm no sul de SC e esse total pode ser superado em localidades isoladas.
RAJADAS FORTES DE VENTO E MAR MUITO AGITADO
Inicio: 01/06/2017 às 00:00h
Fim: 02/06/2017 às 12:00h
Previsão: Rajadas de vento de 80 a 100 km/h na costa de SC. As rajadas mais intensas ocorrem na altura do Litoral Sul. Mar muito agitado com picos de onda de 3,0 a 4,0 m, totalmente desfavorável para pequenas e médias embarcações.
Sistema: Ciclone na costa de Santa Catarina.
MAR MUITO AGITADO E ALAGAMENTOS COSTEIROS
Nos dias 31/05 a 02/06 a maré alta deve provocar alagamentos nas regiões mais baixas do litoral catarinense.
Confirmando-se as previsões meteorológicas e maregráficas, poderemos ter problemas de alagamentos nas vias públicas nos municípios onde sofrem influência da maré.
Recomendações da Defesa Civil SC:
Alagamentos/Inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!
Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.