gripe

Comentário de prefeito no Facebook gera processo e retratação pública

Avatar photo

LEIA TAMBÉM

Após audiência conciliatória, prefeito realizou retratação em sua página pessoal no Facebook.

Nas últimas semanas, um dos assuntos mais comentados em Canoinhas e região é o Hospital Santa Cruz de Canoinhas: sua situação financeira e sua gestão.

A entidade tem sido alvo de polêmicas, discussões e comentários dos mais variados nas Redes Sociais.
Um destes comentários, no entanto, foi parar na Justiça.

Em face de um processo de reparação por danos morais, movida pelo presidente do HSCC, Artur Rogério Burgardt, o prefeito de Bela Vista do Toldo, Adelmo Alberti, publicou em seu perfil uma retratação, em que pede desculpas publicamente por ter utilizado de forma equivocada o cargo do qual pretendia indicar.

Leia na íntegra a retratação:

\”Retratação – Na data de 10 de Novembro de 2018, em manifestação na rede social Facebook, utilizei de forma equivocada o cargo do qual pretendia indicar, tendo erroneamente falado em Presidente do Hospital. Não tendo citado o cargo correto, acabei por indicar a função exercida pelo Sro Artur Rogério Burgardt, a quem peço minhas desculpas. Em nenhum momento quiz me referir a ele, e digo ainda, não conheço conduta desabonadora por parte dele\”.

Texto postado pelo prefeito Adelmo Alberti em seu perfil pessoal no Facebook

O processo originou-se a partir de um comentário do prefeito Alberti em que fala do \”presidente do Hospital, que antes era voluntário e que agora ganha quase vinte mil por mês\”.

O comentário é falso e infundado. Artur Burgardt  exerce o referido cargo de presidente voluntariamente e gratuitamente, como já fizeram antecessores seus.
Está no estatuto do HSCC no artigo 49 – Todos os cargos da Diretoria são gratuitos e ocupados por maiores de 18 anos, de reconhecida idoneidade moral.

O prefeito deveria saber disto, pois é algo que os políticos da região têm ciência, por negociarem constantemente com o HSCC.
Mais ainda, é preciso considerar que o comentário não foi feito por qualquer pessoa,  mas sim pelo Prefeito do Município de Bela Vista do Toldo. 
Por ser uma autoridade pública, suas palavras pesam mais, geram mais impacto. É um formador de opinião.

Seus atos e falas causam mais influência e geram efeitos mais intensos do que os atos e falas das pessoas comuns. 

Ataques
A gestão do HSCC atualmente tem sido, sobretudo por razões políticas diversas, alvo de ataques diretos e indiretos, feito pelas mais variadas pessoas,  aparentemente para atingir o HSCC, os membros da Diretoria (na qual se inclui o presidente) e os funcionários do quadro administrativo.
Muitos desses ataques parecem ter por objetivo muito mais jogar a população contra a diretoria do HSCC (diretor, presidente, conselheiros, etc) do que qualquer outra coisa. 
Neste contexto, é  uma irresponsabilidade proferir informações falsas. 
Diante da situação atual,  todos estão atentos a tudo que diz respeito ao HSCC. Todos sabem que o Hospital está numa situação financeira difícil. 
O que vão pensar as pessoas da comunidade, quando são informadas falsamente de que o presidente do Hospital recebe um salário astronômico?

Em tempos de Fake News, as pessoas – especialmente os formadores e influenciadores de opinião,  – precisam redobrar sua atenção e ter mais cautela, tomar mais cuidado antes de acreditar ou de sair divulgando informações que não são verdadeiras.

Além da retratação pública feita pelo prefeito de Bela Vista do Toldo, Adelmo Alberti, o processo segue com pedido de indenização pelos danos morais causados, em face ao presidente do Hospital Santa Cruz de Canoinhas.

Errata: – O Canoinhas Online informou erroneamente, na legenda da imagem que ilustra esta matéria, que \”a justiça havia determinado a retratação pública do prefeito de Bela Vista do Toldo, sobre comentário feito em Rede Social\”.

O correto é \”As partes em comum acordo decidiram pela retração. Após audiência conciliatória, o prefeito realizou a retratação em sua página pessoal no Facebook\”.

Atualizada em 26/02 – 19h05