Estação Ferroviária quando ainda denominava-se \’Estação Canoinhas\’. Arquivo |
A esquerda, foto do Restaurante anexo a Estação Ferroviária de Marcílio dias, tirada em 2002. A direita, foto atual. Um verdadeiro patrimônio cultural literalmente desabando. |
A história da Estação Ferroviária de Marcílio Dias
Originalmente ela denominava-se estação Canoinhas, aberta em 1913. Foi esta estação uma das atacadas e incendiadas durante a guerra do Contestado, nesse mesmo ano.
Esta estação, junto com mais cinco da linha e sucessivas a esta, foi invadida durante as escaramuças do Coronel Fabrício e seus bandoleiros, que queriam a criação do Estado do Iguaçu, compreendendo a zona do antigo Contestado, em 1927 e 1928.
Com a abertura do curto ramal de Canoinhas, em 1930, ela passou o entroncamento com esse ramal, e teve alterado o seu nome para Marcílio Dias, em homenagem ao marinheiro gaúcho, herói da Guerra do Paraguai, que morreu enrolado na bandeira do Brasil para não ter de entregá-la aos paraguaios, na batalha do Riachuelo, em 1865.
A nova estação de Canoinhas passou a ser a da ponta do ramal. O ramal foi desativado para passageiros no final dos anos 1960 e desativado definitivamente em 1976.