cursos

bom_apetite_canoinhas

Nova tragédia? cidade de Minas Gerais vive a expectativa de rompimento de outra barragem

Avatar photo

LEIA TAMBÉM

Barragem Sul Superior fica na Mina Gongo Soco, em Barão de Cocais, Minas Gerais.
Foto: Reprodução
A cidade de Barão de Cocais, na região central de Minas Gerais, vive a expectativa de rompimento do talude norte da cava da Mina Gongo Soco. Estrutura está se movimentando cerca de quatro centímetros por dia.
De acordo com a Vale, ele pode entrar em colapso entre este domingo (19) e o dia 25 de maio.

O tremor gerado pelo colapso da estrutura poderia causar uma reação em cadeia provocando o rompimento da Barragem Superior Sul que está 1,5 km abaixo e em nível máximo de alerta.

Segundo a Defesa Civil Estadual, não é possível mensurar o tamanho da estrutura que pode ruir, mas o colapso pode gerar um abalo.

Ainda de acordo com o órgão, um abalo pode provocar um gatilho para liquefação e com isso a Barragem Sul Superior se romper. Em nota, a Vale disse que continua monitorando o talude norte 24 horas por dia.

Brumadinho

Já são 241 mortes confirmadas na tragédia de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ocorrida em 25 de janeiro.

De acordo com boletim divulgado neste domingo (19) pela Defesa Civil, 29 pessoas continuam desaparecidas.

A operação de buscas por vítimas chegou ao 115º dia. Dezoito frentes de trabalho foram cobertas neste domingo por 173 bombeiros. Cães e máquinas pesadas são usados na operação em busca dos desaparecidos.