O nível baixo do Rio Canoinhas, implica em aumento do impacto ambiental causado pelos efluentes agroindustriais e domésticos lançados em seu leito. Imagem/Arquivo |
Sem chuva significativa há vários dias, o Rio Canoinhas entrou em estado de Alerta para estiagem na madrugada de quinta-feira (25), quando o nível do rio atingiu 1,5 metros.
Na madrugada desta sexta (26), a medição feita pela Casan marcava 1,35 metros e descendo. Na mesma situação está o Rio Negrinho, com nível de apenas 38 cm.
No estado, quatro estações estão em estado de Emergência para estiagem: Rio Canoas em Camboriú, com 48 cm, São João Batista com 37 cm, Coronel Passos Maias com 23 cm e Chapadão do Lageado, com 4 cm.
Os dados são do Centro de Informação de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram).
O coordenador da Defesa Civil de Canoinhas, Dario Gonçalves, alerta a população para o uso racional da água: —ainda não temos problemas com o abastecimento, mas é importante que as pessoas economizem água deixando de lavar calçadas e veículos.
Além do comprometimento no abastecimento de água da população, o nível baixo do Rio Canoinhas, implica em aumento do impacto ambiental causado pelos efluentes agroindustriais e domésticos lançados em seu leito, diminuindo muito a qualidade das suas águas.