gripe

Valor pago aos produtores de fumo de Canoinhas foi abaixo do preço de custo de produção

Avatar photo

LEIA TAMBÉM

O município de Canoinhas é um dos maiores produtores de fumo de Santa Catarina.
Segundo o vereador Edmilson Verka,  que também é presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Canoinhas, e Célio Galeski,  este ano o valor pago aos produtores de fumo da região foi bem abaixo do preço de custo de produção.
Desta forma, um ofício será encaminhado para a presidente da CIDASC, Luciane de Cássia Surdi, e ao vice-presidente da FAESC, Enori Barbieri, solicitando que seja disponibilizado um técnico para acompanhar e, se necessário, conferir se a classificação indicada pelo comprador da empresa fumageira está correta durante a comercialização de tabaco pelos produtores do município de Canoinhas.
A disponibilização de um técnico irá garantir que o produtor não seja prejudicado na hora da venda.
Verka falou que esse assunto foi debatido no Seminário do Agronegócio do Sindicato, realizado na última sexta-feira (28) na Asemca, e que reuniu aproximadamente 500 pessoas.

Célio Galeski, destacou que se para esse ano não for possível fiscalizar, que seja planejado para o ano que vem: “vamos nos precaver, e que no próximo ano os nossos agricultores tenham mais lucro”.

No setor agrícola do município de Canoinhas, a produção de tabaco aparece como a principal atividade, seguida da soja, suinocultura, madeira e erva mate.

Dentro do movimento econômico de 2018, o fumo representou mais de R$ 108 milhões de reais para a economia do município, gerando renda e empregos. 

O município de Canoinhas é um dos maiores produtores de fumo de Santa Catarina.