iptu_2024_canoinhas

bom_apetite_canoinhas

Bombeiros e Samu de Canoinhas participam de grande simulado de acidente na BR-116

Avatar photo

Durante o simulado, foram atendidas aproximadamente 25 vítimas em diversos níveis de gravidade.

Na tarde desta quinta-feira (4), foi encerrado com êxito o simulado regional de atendimento de acidente de trânsito com múltiplas vítimas, realizado na rodovia BR 116, Km 08 em Mafra.

O cenário simulado foi o de um acidente de trânsito envolvendo um ônibus, dois carros e um caminhão de transporte de produtos perigosos carregado com diesel.

Ao todo foram 25 vítimas com diversos graus de complexidade, inclusive com óbito no local. Todas as vítimas foram conduzidas as unidades hospitalares e de pronto atendimento de Mafra e Rio Negro.

Com o acionamento iniciado às 14h, as vítimas e populares que estavam no local do simulado, ligaram para os números de emergência,  solicitando o atendimento da ocorrência junto às centrais.

Foram acionados os telefones: 190 da PMSC, 191 da PRF, 192 do SAMU, 193 do Corpo de Bombeiros Militar e  0800 da Arteris Planalto Sul – AutoPista.

A primeira viatura a chegar no local levou aproximadamente 5 minutos após o acionamento. A desmobilização dos recursos iniciou às 15h05, sendo totalmente desmobilizada e encerrada a operação às 15h29. Trazendo um excelente tempo resposta, assim como uma rápida e eficiente atuação.

O simulado foi coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mafra, SAMU e Defesa Civil, com a atuação de diversas instituições: 

Bombeiros Militares de Mafra
Bombeiros Militares de Rio Negro
Bombeiros Militares de Canoinhas
Bombeiros Militares de Rio Negrinho
Bombeiros Militares de São Bento do Sul
SAMU de Mafra, Canoinhas e Rio Negrinho
Exército Brasileiro
Polícia Militar de Santa Catarina
Polícia Rodoviária Federal
Defesa Civil Estadual e de Mafra
Arteris Planalto Sul – AutoPista
Bombeiro Voluntário de Itaiópolis
Instituto Geral de Perícias
Instituto do Meio Ambiente
Maternidade de Mafra, Hospital Mafra e Rio Negro, Unidade de Pronto Atendimento de Mafra
Professores e alunos da UnC Mafra.

Foram mobilizado para a atuação 29 viaturas sendo: 11 Ambulâncias, 3 caminhões de Busca Resgate e Salvamento – ABTR, 1 caminhão Auto Tanque para combate a incêndios – AT , 3 caminhonetes Auto Resgate – AR, 3 caminhonetes de apoio e de Defesa Civil, 8 viaturas Policiais e do IGP, e ainda dois drones, um utilizado para registro fotográfico e outro,o drone HORUS-08 do CBMSC, utilizado na identificação de produtos perigosos, vítimas e riscos adicionais.

Contou também com a atuação de 64 profissionais de diversas áreas das instituições participantes, além dos profissionais que atuaram nos ambientes hospitalares e de pronto atendimento.

O simulado regional deu a capacidade de testar o sistema de emergência disponível para atuação no planalto norte de Santa Catarina, principalmente a integração das equipes e recursos disponíveis, com isso possibilitando melhoria contínua da resposta a emergências em nossa região.

O Corpo de Bombeiros Militar de Mafra agradece o envolvimento e o profissionalismo de todas as instituições na realização deste simulado, que sem as quais não seria possível dar resposta a uma ocorrência desta magnitude.

*Texto Capitão BM Maicon Éder Motelievicz
Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Mafra
Fotos/Divulgação