Os municípios que fazem parte do Roteiro Turístico foram palco de eventos como o Tropeirismo e a Guerra do Contestado. Foto: Cervejaria Canoinhense/Amplanorte |
A Associação dos Municípios do Planalto Norte – AMPLANORTE – lançou oficialmente nesta terça-feira (12), a Região Turística Caminhos do Contestado.
O evento ocorreu em Mafra, reunindo lideranças regionais, empresários e gestores públicos em uma cerimônia marcada por momentos de muita emoção pela grande conquista histórica do Planalto Norte Catarinense, com a criação da região Caminhos do Contestado, composta por 13 municípios.
A nova região que já foi incluída pelo Ministério do Turismo no Mapa do Turismo Brasileiro (2019-2021) conta com os municípios de Mafra, Itaiópolis, Porto União, Major Vieira, Canoinhas, Papanduva, Monte Castelo, Timbó Grande, Três Barras, Irineópolis, Bela Vista do Toldo, Matos Costa e Calmon.
Na ocasião, o município de Caçador oficializou sua adesão a IGR Caminhos do Contestado, o que somará para o fortalecimento regional.
A presidente do IGR Caminhos do Contestado, Viviane Bueno, demonstrou interesse na expansão da região “Hoje estamos iniciando essa nova região com 13 municípios e queremos chegar entre 20 e 25 municípios, que é o objetivo desta nova IGR Caminhos do Contestado”.
Para Viviane mesmo com as dificuldades que o território passou em sua formação histórica, ele apresenta uma cultura muito rica, a presidente ainda enalteceu o povo local.
Monumento ao Monge João Maria pelo Centenário do Contestado em Matos Costa. Foto: Amplanorte/Divulgação |
“A região sofreu muito com a guerra do contestado e a divisão de território, mesmo assim, tem um povo trabalhador, pessoas que tem uma história muito bonita e uma cultura a ser preservada (a gastronomia, os costumes, saberes, fazeres) e agora está na hora de consolidar a cultura e o turismo na nossa região”.
Para o Presidente da Amplanorte, Orildo Severginini, o trabalho futuro será pelo fortalecimento da região enquanto destino turístico.
*Amplanorte