telemedicina

Catarinenses já podem acionar a Polícia Militar por aplicativo

Avatar photo

Aplicativo permite o envio da localização exata da ocorrência, fotos, vídeos e áudios. Foto: Divulgação

Foi lançado oficialmente nesta sexta-feira (22) em Florianópolis, o aplicativo PMSC Cidadão que permite que mulheres vítimas de violência doméstica possam acionar a Polícia Militar através de um botão de pânico.

Pelo programa, as pessoas poderão ainda entrar em contato com o 190 para avisar de uma ocorrência, além de enviar fotos, áudios e vídeos. O sistema  está disponível desde esta quinta-feira (21) nas lojas de aplicativos do iOS e Android.
Antes de acessá-lo, é necessário informar CPF, foto, nome, data de nascimento, e-mail, telefone, endereço, além de outros dados complementares. 
Durante o atendimento da ocorrência é que o denunciante será identificado e o celular passa a ser rastreado pela PM para rapidez na resposta e contenção de trotes.

Segundo a PMSC (Polícia Militar de Santa Catarina), a identificação e o rastreamento do dispositivo ocorrerá apenas durante o atendimento. Durante a emergência, será aberto um chat entre a central, o cidadão e a guarnição policial em campo.

A vítima, porém, não terá acesso a localização da guarnição policial. Ela receberá apenas informações do status do atendimento – se a ocorrência foi gerada e se uma guarnição foi encaminhada para atendimento.

Caso o cidadão esteja em uma área sem internet, o aplicativo vai direcioná-lo diretamente para a ligação à central do 190.
Até maio de 2020 a promessa da PM é que o aplicativo terá outras funções como os programas Rede de Vizinhos, Rede de Segurança Escolar, Rede de Segurança Rural, Proerd, SOS Desaparecidos e Futebol Seguro, além de outros serviços.

O custo do programa foi de R$ 202.493,30, além dos servidores de armazenagem dos sistemas, com valor de R$ 270 mil, pagos pelo Fundo para Reconstituição de Bens Lesados do Ministério Público de Santa Catarina.

Notícia Anterior

Grupo de Escoteiro Itapeba recebe Termo de uso de Terreno

Próxima Notícia

FAMOSOS
Família confirma morte de Gugu Liberato na Flórida