tres_barras

Alunos da Epagri/Cedup Canoinhas vencem prêmio estadual por proteger nascentes

Avatar photo
Escola técnica foi premiada pelo IMA por aliar educação ambiental, ciência e ação comunitária no projeto “Raízes da Água”.

LEIA TAMBÉM

A Epagri/Cedup Vidal Ramos, em Canoinhas, conquistou o Prêmio Fritz Müller 2025, o mais importante reconhecimento ambiental de Santa Catarina. A instituição foi vencedora na categoria “Conservação de Recursos Naturais e da Vida Silvestre” com o projeto “Raízes da Água – Protegendo as Nascentes da Epagri/Cedup Vidal Ramos”.

A iniciativa, que alia educação ambiental, ciência e ação comunitária na recuperação e preservação de nascentes, foi destaque entre 161 projetos inscritos. A cerimônia de entrega da premiação será realizada no dia 4 de dezembro, em Florianópolis.

No projeto os alunos precisam entender o valor da água e escolher estratégias para preservar e recuperar as nascentes.

O Projeto Vencedor

Desenvolvido por professores e alunos, o projeto “Raízes da Água” nasceu em 2024 com o objetivo de restaurar e proteger as nascentes localizadas dentro do território da escola, promovendo a sustentabilidade e a manutenção da biodiversidade.

“Nossos alunos precisam entender o valor da água e escolher estratégias para preservar e recuperar as nascentes. É uma forma de aprender fazendo, cuidando do território em que vivem”, destaca a professora Ana Paula Martins, que coordena o projeto juntamente com o coordenador pedagógico Juliano de Oliveira.

Entre as principais ações realizadas estão a recuperação de áreas degradadas com o plantio de espécies nativas ao redor das nascentes, a implantação de viveiros escolares, o manejo sustentável do solo, o monitoramento da qualidade da água e ações de sensibilização ambiental com a comunidade.

Orgulho para Canoinhas

O Prêmio Fritz Müller, promovido pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), reconhece empresas, escolas e instituições que desenvolvem projetos voltados à sustentabilidade.

O diretor escolar Donato João Noernberg destacou que o reconhecimento valoriza o papel da escola técnica na formação de cidadãos comprometidos com o meio ambiente.

“Este prêmio representa o resultado de um trabalho coletivo, que une ciência, educação e responsabilidade ambiental. Mostra que nossos alunos aprendem não apenas sobre agricultura e produção, mas também sobre cuidado, respeito e sustentabilidade — valores essenciais para o futuro do campo e da sociedade”, afirma o diretor.

Notícia Anterior

LUTO
Identificada jovem que morreu afogada no Rio Canoinhas, em Três Barras

Próxima Notícia

TENTATIVA DE FEMINICÍDIO
Homem atira contra ex-esposa e a deixa para morrer em área de mata no Paraná, diz polícia

VOCÊ VIU?