fesmate

telemedicina

Instalação de Agroindústria na região de Canoinhas depende de inscrição de produtores, diz Epagri

Avatar photo
Epagri diz que inscrições de produtores interessados em para fazer parte da Cooperativa ainda não atingiu o número previsto no estudo de viabilidade.

Em 2017, o coordenador técnico e engenheiro-agrônomo do programa Planorte Leite, Waldemiro Sudoski, informou que haviam sido concluídos os estudos finais de um projeto que visava demonstrar a viabilidade da instalação de uma agroindústria de laticínios no Planalto Norte Catarinense.

Com o estudo, “conclui-se que o leite produzido na região é inferior ao volume consumido, além do grande mercado existente na região estudada, onde estão localizados grandes centros populacionais como Joinville, Itajaí e Florianópolis”, destacou o gerente da Epagri de Canoinhas, Donato João Noernberg, na ocasião.

Passados dois anos, os vereadores de Canoinhas questionaram a Epagri sobre o projeto de instalação da Agroindústria.

No início de novembro deste ano, vereador Wilmar Sudoski solicitou informações sobre a definição do município para a instalação da Agroindústria de Lacticínios e o número de produtores que participarão da agroindústria em Canoinhas e região e quais propostas de apoio e incentivo as Prefeituras interessadas em sediar a indústria ofereceram.

A resposta aos questionamentos foi lido na sessão de segunda-feira (2), como segue:

\”a) Ainda não foi encerrada as inscrições de produtores para fazer parte da Cooperativa, por não atingir o número previsto no estudo de viabilidade.


b) Já foram realizadas reuniões em nove (9) municípios e, ainda por realizar em mais 02 (dois). No momento mudamos a estratégia adotada no início, sendo agora feitas reuniões menores, as quais estão mostrando que são mais produtivas e esclarecedoras, porém estão demandando mais tempo.

c) Ainda não fora definido o município para instalação da agroindústria, pois esta decisão será embasada no laudo técnico da Consultoria contratada, e também após fechado o quadro social da Cooperativa. Mas esperamos que será em breve. 

Ainda gostaríamos de esclarecer, que nós da Epagri estamos apoiando este projeto, pois é o desejo de um grupo de produtores e que tudo está sendo feito de forma segura, transparente e respeitando a vontade dos produtores.

Enaltecemos a preocupação dos componentes desta Casa Legislativa, e contamos com o apoio para as futuras ações e nos colocamos a disposição para ocupar a Tribuna para mais esclarecimentos.\” 
Assina a nota o engenheiro agrônomo Daniel Uba, gerente regional e o engenheiro agrônomo Waldemiro Sudoski, coordenador técnico do Planorte Leite.
Sudoski ressaltou que \”devemos ficar atentos quanto às decisões desse importante projeto, não medir esforços para que ele não pare e que seja confirmado a instalação dessa Agroindústria em Canoinhas, o que irá beneficiar muitos agricultores e comerciantes locais e regionais\”.
Notícia Anterior

Fabricação e venda de remédios à base de maconha está autorizada pela Anvisa

Próxima Notícia

Enfim Celesc anuncia inauguração da Subestação Canoinhas-Rio da Areia