tres_barras

refis

Leite produzido na região de Canoinhas é um dos melhores do estado

Avatar photo

LEIA TAMBÉM

90% do leite produzido na região de Canoinhas vai para indústrias de fora.

Na Sessão Ordinária de segunda-feira (9), esteve presente na Câmara de Vereadores o coordenador do projeto Planorte Leite, Engenheiro Agrônomo Waldemiro Sudoski, da EPAGRI de Canoinhas.

\”90% do leite produzido na região de Canoinhas vai para indústrias de fora. Nossa região produz hoje, segundo o próprio Ministério da Agricultura, um dos três melhores leites do Estado. Por isso a indústria vem buscar o leite aqui e leva para tão longe\”, explanou Waldemiro.

Waldomiro falou que o Planorte Leite foi criado em 2014. No início do programa eram produzidos 240 mil litros de leite por dia, com trinta produtores.

Desse grupo saiu um segundo grupo, que está à frente das negociações com aproximadamente dez produtores, sendo eles de Major Vieira, Bela Vista do Toldo, Irineópolis, Monte Castelo e Canoinhas.

Iniciamos com um grupo muito grande e não avançamos nas conversas, esse grupo menor negociador/coordenador está fazendo pequenas reuniões e estamos evoluindo no processo, acredito que acertamos agora”, pontuou Waldomiro.

Hoje a Cooperleite de Monte Castelo estaria sendo a mais cotada. Tem 29 sócios e não tem dívidas. Analisamos e percebemos que é a mais aproximada do que os agricultores precisam, mas não significa que ela vai ser instalada no município, pontuou.

Estão na disputa para sediar a agroindústria os Municípios de Canoinhas, Monte Castelo e Papanduva. Todos apresentaram áreas para a instalação, mas foram solicitados 14 itens como instalação de água e luz e terraplanagem.

Papanduva foi praticamente descartada por oferecer apenas oito destes itens. Canoinhas e Monte Castelo assumiram compromisso com os 14 pedidos. “Não há nada definido. A consultoria deve indicar o melhor local, mas Canoinhas sai em vantagem porque apresentou uma área que já é da prefeitura.

Monte Castelo teria de desapropriar. \”Canoinhas se favorece no ponto da logística, por estar mais bem localizada que Monte Castelo\”, afirmou o engenheiro da Planorte Leite.

Vereador Wilmar Sudoski, definiu que, “se esse projeto errar, dificilmente tão cedo teremos uma iniciativa desse porte”.

Notícia Anterior

Câmara questiona Beto Passos sobre supostas irregularidades em processo licitatório

Próxima Notícia

Chuva de granizo causa estragos em Timbó Grande, Major Vieira, Lebon Régis e Bela Vista do Toldo