Uma pessoa saudável produz cerca de meio a um litro de gás por dia e pode soltar o famoso “pum” de 10 a 20 vezes por dia. |
Gases (pum) e arroto: Todo mundo tem, todo mundo solta, todo mundo sente, mas ninguém fala sobre isso.
O arroto vem do ar que você engole. Geralmente engolimos ar sem querer, seja falando, comendo, mascando chiclete ou bebendo refrigerante.
Sendo assim, o arroto é composto basicamente pelos mesmos componentes do ar atmosférico – nitrogênio e oxigênio – mais o dióxido de carbono, presente em bebidas gaseificadas.
O pum é um pouco mais complexo do que isso. Ele é composto tanto pelo ar engolido quanto pelo gás liberado pelas bactérias do intestino durante a digestão da comida.
Além de ter os mesmos gases do arroto, o pum também pode conter hidrogênio e metano, duas substâncias inflamáveis – por isso é possível atear fogo \”à brisa do sul\”. O verdadeiro fogo no rabo.
Por incrível que pareça, a maior parte dos puns não tem cheiro forte. O aroma desagradável é responsabilidade de substâncias presentes em menor quantidade, como sulfeto de hidrogênio e metanotiol.
\”Mesmo que pessoas nem sempre gostem, especialmente em momentos inapropriados, é um sinal que o sistema digestivo está regular e saudável”, dizem os médicos, \”pois os gases intestinais são uma parte natural da digestão\”.