telemedicina

Rejeitado por ser surdo, cão é adotado por estudante também surdo, em Santa Catarina

Avatar photo
O estudante  e o cãozinho em Florianópolis: unidos pelo amor e pela surdez.  Foto: João Ferreira/Arquivo pessoal

Uma história de adoção animal chamou a atenção na última semana. Um cãozinho de 11 meses que foi devolvido por uma família após descobrirem que ele era surdo acabou encontrando um novo lar. Isso graças a um estudante que tem a mesma característica física que o animal.

Doutorando em estudos da tradução na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), João Gabriel Duarte Ferreira mora com três pessoas, sendo dois surdos, e o terceiro, filho de pais surdos. O grupo já tinha uma cadela, mas o estudante queria um cachorro com surdez, assim como eles.

Então, um dos amigos que mora na mesma residência viu o cachorro numa rede social do Dibea – Diretoria de Bem-Estar Animal – de Florianópolis, e falou para João.

O estudante entrou em contato com a diretoria e se propôs a adotar o cachorro. O processo de avaliação durou três dias e o cachorrinho, que recebeu o nome de Jögan está com a nova família desde quinta-feira (9).

Jögan e Gabi se deram bem desde o começo, afirma o tutor dos dois. — Foto: João Ferreira/Arquivo pessoal


—Estamos felizes com ele. E temos muita empatia nele, por causa da identidade surda. Ele está feliz, porque temos nossas estratégias de adaptação para casa. Para nós, surdos, com os nossos costumes. Como apagar e ligar luz toda vez pra chamar o Jögan como fazemos conosco,  contou João.

O novo tutor dele disse que o animal é dócil, manso, bem comportado e aprende rápido. —Já sabe sabe alguns sinais de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e já aprendeu os sinais de passear, pedir pra sair, esperar\”, relatou o estudante.

Segundo a Diretoria de Bem-Estar Animal de Florianópolis, dos animais recolhidos, 90% são adultos e 40% em situação especial, ou seja, são animais idosos ou com alguma deficiência.
Há cegos e vários sem perna, e geralmente as pessoas evitam cães e gatos com essas características, disse a Diretoria.

Notícia Anterior

Moradora do norte catarinense é uma das aprovadas no The Voice Kids

Próxima Notícia

Adolescente de 16 anos é arrastado pela correnteza no norte catarinense