telemedicina

Agora é oficial: Moisés prorroga por mais 7 dias a quarentena em SC. Comércio permanece fechado

Avatar photo
\”Essa decisão está tomada, no sentido de colocar a vida em primeiro lugar em Santa Catarina\”, disse Moisés Foto: Reprodução

Com 197 casos de Covid-19 confirmados (16 pacientes estão internados em Unidade de Terapia Intensiva – UTI), o governo anunciou que  período de restrições ao convívio social em Santa Catarina será prorrogado por mais sete dias a partir de quarta-feira, 1º de abril.

A decisão foi comunicada pelo governador Carlos Moisés, às 18h30 deste domingo (29). A renovação do decreto atende às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a prevenção ao contágio por coronavírus. 
O comércio permanecerá fechado, exceto as atividades consideradas essenciais.

Agências bancárias, correspondentes bancários, lotéricas e cooperativas de crédito voltam a funcionar a partir de segunda-feira (30), com uma série de restrições, emitidas por portaria do Centro de Operações de Emergência em Saúde de Santa Catarina. Veja aqui as regras.

\”Vidas não têm preço. A economia e os empregos nós poderemos recuperar, mas as vidas não. O momento é de ficar em casa. Vamos seguir as recomendações das autoridades de saúde, inclusive do ministro Luiz Henrique Mandetta, que ontem atestou que a melhor forma de manter o controle do coronavírus é o isolamento social\”, ressaltou Carlos Moisés.

De acordo com ele, a determinação também se baseia na experiência de cidades e países que demoraram a agir e agora não têm capacidade para conter o avanço da COVID-19. 

A medida está alinhada ao que propõe o Ministério da Saúde, para que o Sistema Único de Saúde (SUS) tenha tempo de preparar melhor a estrutura e os profissionais de saúde.

REUNIÕES COM PREFEITOS E CHEFE DO PODERES

Na manhã deste domingo, o chefe do Executivo estadual comunicou a decisão aos prefeitos e, à tarde, se reuniu com os chefes dos demais Poderes. 

Aproveitamos para reiterar o pedido de apoio à autoridade sanitária Estadual e informamos a necessidade seguindo as medidas da OMS na prevenção ao contágio do coronavírus, uma prorrogação de sete dias na quarentena já estabelecida em Santa Catarina – afirmou o governador.

O objetivo da reunião com os prefeitos das maiores cidades do Estado e presidentes das 21 Associações de Municípios foi alinhar as ações nas esferas estadual e municipal.

O governador solicitou aos gestores das cidades que as medidas adotadas estejam iguais às definidas pelo Governo do Estado. O canal de comunicação dessas ações ficará centralizado Secretaria de Estado da Saúde (SES) e na Secretaria Executiva de Comunicação (Secom).

À tarde, Carlos Moisés se reuniu com os chefes dos Poderes do Estado. \”Tivemos uma boa conversa no sentido de reforçar o apoio à autoridade sanitária, para que tenhamos um alinhamento das ações e o acatamento em toda Santa Catarina das normas expedidas pelo Governo do Estado\”, relatou o governador.

A reunião teve a presença dos presidentes do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Ricardo Roesler, do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC), Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), Julio Garcia, e do procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Fernando da Silva Comin.

Notícia Anterior

Mesmo com isolamento social, filhos têm direito ao convívio com os pais separados, diz MPSC

Próxima Notícia

Estado publica regras para agências bancárias que vão atender a população