telemedicina

Médico que contraiu Covid está há mais de 6 meses internado em Santa Catarina

Avatar photo
Leito foi decorado com balões para comemorar aniversário do médico — Foto: Monica Frazão/ Arquivo pessoal

Desde o dia 13 de abril, o médico reumatologista Renaud Pimentel Frazão Filho, de 79 anos, está internado com Covid-19 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular de Blumenau, no Vale do Itajaí. 

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, o médico é o paciente com o maior tempo de internação devido às complicações da doença no estado.

As sequelas deixadas pelo coronavírus impedem o médico, que é diabético, de receber alta. Durante o período de seis meses de internação, ele sofreu infecções e trombose. Frazão Filho também faz sessões de fisioterapia, fonoaudiologia e está sendo acompanhado por um psiquiatra.

\”Diversas vezes, nós da família pensamos que ele não iria sobreviver e que não resistiria. Mas graças a Deus, a toda equipe médica, aos enfermeiros e todos os profissionais da saúde que têm dado suporte, ele está se recuperando\”, disse a neta, Paula Frazão.

O Ministério da Saúde informou que o tempo médio de internação por coronavírus é de sete dias, mas não disse se Renaud é o paciente que contraiu Covid-19 internado há mais tempo em uma UTI no país. 

Tanto a Secretaria Estadual de Saúde e o Hospital Santa Catarina, afirmam que não tiveram outros casos com o mesmo período.
Renaud Pimentel é médico reumatologista, e foi morar com a filha e a família dela em Florianópolis em 2017, após a esposa falecer por causa de um câncer. No Norte da Ilha, abriu uma clínica nos Ingleses e seguiu atendendo. Quando contraiu o vírus ele estava em Gaspar, no Vale do Itajaí. Sentiu primeiro um cansaço no dia 12 de abril, e no dia seguinte já teve que ser levado ao hospital.

De acordo com a família, o idoso procurou atendimento no hospital, e os exames confirmaram que ele havia sido contaminado pelo coronavírus. A filha Monica Frazão disse que estava viajando quando ocorreu a internação. 

Foram mais de 70 dias de internação até Monica conseguir ter autorização dos médicos para reencontrar o pai. \”A data foi próxima do aniversário do meu pai, e o hospital decorou o leito com balões de festa\”, lembra.

A família tem informações por telefone e acompanha a recuperação à distância. \”Ele está lá, lutando para viver, e a família fica aqui. Ficamos aguardando a chegada dele. Que ele possa vir, voltar para perto de nós, o mais rápido possível, porque a dor só sente quem passa\”, disse Paula.

O médico é o paciente com o maior tempo de internação devido às complicações da doença no estado. 

Notícia Anterior

Veículos colidem durante ultrapassagem e um pessoa fica ferida no interior de Canoinhas

Próxima Notícia

Candidato a vereador em Canoinhas tem candidatura indeferida por crime ambiental