bom_apetite_canoinhas

iptu_2024_canoinhas

Eleições 2020 em Canoinhas: A esperança perdeu para o medo

Avatar photo

Foto: Arquivo

* Paulo Machado – Artigo de opinião

\”Não há dúvidas de que Canoinhas é uma cidade ímpar, terra de encantos, receptiva e com um povo ordeiro e trabalhador. As eleições municipais em Canoinhas também possuem uma singularidade que confesso, nunca havia presenciado. 

Durante todos os 45 dias de disputa, acompanhamos uma campanha morna, com um candidato à reeleição especialista em desvirtuar a verdade, e uma oposição que foi incapaz de apresentar de forma convincente algo novo, capaz de cativar o imaginário do eleitor canoinhense. 

Por falar em oposição é preciso ressaltar a atuação da mesma durante toda a campanha e o debate eleitoral. 

Se durante a campanha nada que veio da oposição chamou a atenção, no debate observamos o ápice do que não se deve fazer. Confesso que, em quase 20 anos de militância política, nunca havia presenciado algo parecido.

Parece meio óbvio que em uma eleição de turno único, o alvo deve ser o candidato mais forte, nesse caso o candidato a reeleição, até por que estava nítido, antes da eleição, que nem se 100% dos votos do terceiro colocado migrassem para o segundo colocado, esse seria capaz de vencer o pleito. 

Infelizmente observamos algo diferente: os candidatos da oposição estavam visivelmente acovardados, talvez com receio de enfrentar o ímpeto do candidato a reeleição, talvez por estarem despreparados ou quem sabe, por realmente não ter nada novo para demonstrar ao eleitor.

É triste, mas a tradição de fazer da política uma brincadeira de amigos falou bem mais alto. Não faltaram irregularidades em licitações para apontar, desvios de função, compras equivocadas que geram prejuízos para as famílias canoinhenses. 

Questionamentos que poderiam ser feitos olho no olho e não foram feitos. 

A oposição fracassou, optou por falar de coxinhas e não teve coragem, por exemplo, de questionar qual a função específica da servidora comissionada ¨X¨, antiga dona de uma casa, que foi comprada por um certo candidato reeleito. Vale lembrar que a nomeação teria ocorrido após a aquisição do imóvel. Algo no mínimo imoral.

A grande verdade é que em uma eleição atípica, enfrentando a máquina do governo, com uma oposição morna de um lado e hipócrita do outro, que passou a existir há 3 meses da eleição, o instituto da reeleição nadou de braçadas.

Para a oposição (faço parte dela) fica uma lição: Campanha se faz com ousadia, criatividade e coragem!

Ao prefeito reeleito, desejo sucesso e sabedoria para fazer sempre o melhor para ¨ todos ¨ os canoinhenses.

Como cidadão, seguirei vigilante e propositivo, fiscalizando os atos do governo e apresentando alternativas para ajudar a tornar Canoinhas um lugar cada vez melhor.\”

*Paulo Machado é empresário, formado em História, foi Assessor Especial da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal, possui formação continuada em Direito Administrativo para Gestores do Serviço Público e em Licitações e Contratos Administrativos, e é pós graduando em Comunicação Política.

**O artigo não reflete necessariamente a linha editorial do Canoinhas Online.