bom_apetite_canoinhas

cursos

Governo Federal anuncia privatização de nove estatais em 2021

Avatar photo

LEIA TAMBÉM

Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, ou simplesmente Correios, está na lista de privatizações/Reprodução

AGÊNCIA BRASIL – O governo anunciou nesta quarta-feira (2) que pretende realizar nove privatizações em 2021, entre as quais as de estatais como Correios e Eletrobras.


O anúncio foi feito após a 14ª reunião do conselho, que foi presidida pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e teve a participação do presidente Jair Bolsonaro.

A proposta é do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), por meio do qual são feitas concessões, privatizações e parcerias com o setor privado para obras e serviços públicos.

Entre os projetos, está a privatização de nove empresas estatais:

  1. Eletrobras;
  2. ABGF (Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias);
  3. Emgea (Empresa Gestora de Ativos);
  4. CeasaMinas;
  5. Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre);
  6. Companhia Brasileira de Trens Urbanos – MG;
  7. Correios;
  8. Codesa (Companhia Docas do Espírito Santo);
  9. Nuclep (Nuclebrás Equipamentos Pesados).

Também está prevista a concessão de 16 portos, entre os quais, o de Santos (SP) e o de Paranaguá (PR); seis rodovias, com destaque para a Via Dutra, que liga Rio de Janeiro e São Paulo; 24 aeroportos, incluindo a relicitação de Viracopos (SP) e São Gonçalo do Amarante (RN); seis parques e florestas e eventos de óleo e gás e direitos minerários.

No mês passado, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que estava \”bastante frustrado\” por não ter conseguido vender nenhuma empresa estatal em quase dois anos de governo.

Na ocasião ele afirmou que \”acordos políticos\” no Congresso têm impedido as privatizações e, para superar esse obstáculo, ele avaliou que o governo precisa recompor sua base parlamentar.

Para 2020, Guedes havia afirmado que pretendia fazer quatro grandes privatizações: Eletrobras, Correios, Porto de Santos e Pré-Sal Petróleo S.A. 

Faltando um mês para o fim do ano, porém, nenhuma delas foi a leilão.